O ataque do movimento Hamas a Israel neste sábado provocou o adiamento da rodada deste fim de semana do Campeonato Israelense. A organização responsável pelas duas ligas profissionais de futebol do país (IFPL) justificou a medida dada a “situação de segurança”.
— Nós apoiamos as forças de segurança e os residentes de Israel nesse momento de dificuldade — afirmou a IPFL, em comunicado oficial.
O Campeonato Israelense está no momento na sexta rodada da edição 2023/24, e o líder da competição é o Maccabi Tel-Aviv, com 13 pontos.
De acordo com a imprensa internacional, os clubes das ligas profissionais permitiram que seus jogadores estrangeiros saíssem de Israel.
Maccabi Haifa organiza doações
O Maccabi Haifa, um dos três principais clubes de Israel, anunciou nas redes sociais que vai começar neste domingo a coletar doações para pessoas que tenham sido afetadas pelos ataques do Hamas. Além disso, o clube vai criar uma plataforma para registro de quem puder receber famílias do Sul do país que ficaram desabrigadas.
O Maccabi Tel Aviv, clube com o maior número de títulos do principal campeonato nacional (23 no total), reforçou o seu sistema de segurança para jogadores, comissão técnica e funcionários do clube.
De acordo com a imprensa local, a federação de futebol de Israel vai conversar com a Uefa neste domingo para saber quais medidas serão tomadas em relação ao jogo de quinta-feira da seleção masculina principal contra a Suíça, em Tel Aviv, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2024. Há a possibilidade da partida ser deslocada para o Chipre, como ocorreu em outras vezes no passado.