Ita-Afro 2023 celebra a cultura negra com apresentações culturais e palestras


2ª Conferência de Cultura Negra de Itaguaí acontece no dia 21 de novembro Ita-Afro 2023 celebra a cultura negra com apresentações culturais e palestras

  • Por:
    Felipe Lucena

8 nov
2023
– 13h34

Compartilhar

A Prefeitura de Itaguaí promove, pelo segundo ano seguido, a Ita-Afro, Conferência de Cultura Negra, que terá a temática “Memória, trajetória, reconhecimento e reparação – A Promoção da Igualdade Racial e os 20 anos da lei 10.639/03.

Foto: Diário do Rio

O evento é gratuito e acontecerá no próximo dia 21, das 8h às 17h, na Secretaria de Ordem Pública (Praça Vicente Cicarino, 216 – Centro), com debates, danças, feira preta, música e palestras.

Subsecretário de Cultura de Itaguaí, o professor Willian Cezar de Castro Padela comentou sobre a importância do evento.

“Estamos no novembro negro, reservado para celebrar e reafirmar a cultura afro, porque não basta apenas não ser racista, é necessário ser antirracista. Nesta conferência, vamos passar informações sobre a temática, sobre legislação, além de, claro, celebrar um momento festivo.”, explicou.

Entre os temas das palestras programadas para o Ita-Afro 2023 estão: “Reconhecimento e reparação: O que é a polícia de promoção da Igualdade Racial?”; “Trajetória: quais são os coletivos negros de Itaguaí”; e “Memória: 20 anos da Lei 10.639/03 em Itaguaí”.

“Para promover uma programação de qualidade, nós dialogamos com os coletivos negros do nosso município e debatemos a melhor forma de construir esta bela conferência, que celebra a união da sociedade civil e do poder publico em prol deste importante tema”, destacou o subsecretário.

Confira abaixo a programação completa do Ita-Afro 2023:

8h – Credenciamento.

9h – Abertura com a fala das autoridades;

9h15 – Mesa 1 – Reconhecimento e reparação: O que é à polícia de promoção da Igualdade Racial?

Palestrantes: Renato Ferreira (EDUCAFRO), Daniel Alves (Presente OAB-RJ), Edu Nascimento (Ministério da Cultura) e Amauri Mendes (UFRRJ);

11h – Intervalo.

11h15 – Mesa 2 – Trajetória: Quais são os coletivos negros de Itaguaí: Maikel (Cray Masters), Da Velha (Barracão), Léo (Ilê), Gabi (Aquilombar) e Tim (Rua Educa);

13h – Intervalo – Almoço

14:30h – Apresentações Culturais – Dança/Música com escolas municipais;

Leitura Cultural – Literatura e Musicalização

E. M. Jorge Flores – Dança

Pontinha dos Pés – Dança

E. M. de Dança Itinga – Dança

15h30 – Mesa 3 – Memória: 20 anos da Lei 10.639/03 em Itaguaí: Regina Esteves (SMEC), Wladimir Barbosa (SMEC) e Juliana Dephilno (Historiador/ UFRRJ).

17h – Encerramento

Na Praça Vicente Cicarino (área externa)

9h às 21h – Feira Preta

17h30 – Projeto Corpo Livre – Dança;

E. M. de Dança Itinga -Aulão de Dança de Salão;

Show de Samba – Grupo 3, 2, 1.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *