
As equipes que disputam as Séries A e B do futebol brasileiro terão mais uma oportunidade para se reforçarem para o começo dos campeonatos nacionais. A janela “caseira” de mercado do futebol brasileiro teve início nesta segunda-feira (1º) e ficará aberta até o dia 19 de abril. Criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a janela funciona como uma brecha entre a primeira janela de transferências (entre 11 de janeiro a 7 de março) e a segunda janela de transferências (entre 10 de julho e 02 de setembro).
Porém, o período não está liberado para qualquer tipo de contratação. Na janela caseira há algumas limitações impostas pela CBF, como os jogadores que estão como “Agente Livre”, quando o contrato do atleta tenha se encerrado com o clube que atuava entre os dias 4 de janeiro e 7 de março, ou quando atletas que disputaram campeonatos estaduais e que estão com o contrato acabando ou rescindindo entre os dias 1º e 19 de abril, podendo ser contratado pela nova equipe até 19 de abril.
Jogadores que foram destaques durante os campeonatos locais e que estão incluídos nas medidas anteriores citadas, costumam reforçar as equipes para complementarem os elencos que disputarão os campeonatos nacionais, iniciados em abril.
FORTALEZA E CEARÁ
Com a janela disponível, possivelmente, as duas principais equipes do Estado podem anunciar alguns reforços para o decorrer desta temporada. O Fortaleza estava a procura de um atacante e tentou a contratação do chileno Eduardo Vargas, que pertence ao Atlético-MG. O atleta não está atuando com tanta frequência na equipe, e tanto o clube mineiro quanto o cearense haviam chegado a um acordo, porém, o jogador optou por continuar no Galo. Agora, o Leão terá a possibilidade de contratar um novo jogador para a posição.
A equipe terá pela frente quatro competições: Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Já o Ceará, se encontra em uma situação complicada, pois o clube foi punido pelo “Transfer Ban” da Fifa por conta da contratação do atacante Saulo Mineiro junto ao Yokohama, do Japão. O clube asiático não recebeu o pagamento referente à transação e decidiu entrar com uma ação na justiça contra o Vozão. Entretanto, o clube garante que isso não atrapalhará em futuras transferências de jogadores, e que a situação está próxima de ser resolvida. Provavelmente, a equipe irá atrás da contratação de um goleiro, com a lesão grave no joelho de Fernando Miguel, desfalcando a equipe por alguns meses.
A equipe terá pela frente três competições: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a série B do Campeonato Brasileiro.