
O jornal espanhol As divulgou um compilado de 23 jogadores de futebol que não atenderam às altas expectativas de suas contratações. Cinco brasileiros estão entre os escolhidos.
Entre os nomes conhecidos, estão o colombiano Faustino Asprilla (da “era de ouro do futebol” na Colômbia, conforme a publicação, quando se transferiu para o Newcastle), Anelka (ao ingressar no Real Madrid), Ibrahimovic (na mudança para o Barcelona), Shevchenko (no Chelsea) e o argentino Verón (no Manchester United).
Leia mais: Fred, ídolo do Fluminense, tem carro e celular roubados durante assalto à mão armada no Rio
Di María anuncia aposentadoria da Seleção da Argentina após a Copa América de 2024
O primeiro brasileiro mencionado na lista é Denilson, que na época foi a contratação mais cara do futebol. Em 1998, o Bétis da Espanha desembolsou US$ 30,5 milhões de dólares ao São Paulo FC pelo atacante. Apesar de ter atuado por sete temporadas no time, ele não conseguiu replicar as boas performances que teve no Brasil, embora tenha feito parte da seleção na Copa do Mundo de 2002.
Outro jogador lembrado é o meio-campista Kaká. Após uma passagem marcante pelo Milan, onde conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo em 2007, ele se transferiu para o Real Madrid com grandes expectativas, mas não conseguiu corresponder em campo. Situação semelhante ocorreu com Robinho, que se destacou no clube madrilenho até se transferir para o Manchester City, onde não repetiu o mesmo desempenho.
O caso mais recente envolvendo brasileiros é o de Philippe Coutinho, na época no Liverpool, que, juntamente com Ousmane Dembélé, foi encarregado de suprir a saída de Neymar do Barcelona, que havia assinado com o PSG. Da mesma forma que o francês, Coutinho decepcionou e acabou sendo vendido.
Após uma longa e bem-sucedida passagem pelo Atlético de Madri, Filipe Luís decidiu buscar novos rumos e se transferiu para o Chelsea, mas a experiência não foi positiva para ambas as partes. Tanto que ele retornou à Espanha uma temporada depois, onde atuou por bastante tempo antes de se transferir para o Flamengo.
Veja a lista completa:
Faustino Asprilla (Newcastle)
Denilson (Bétis)
Anelka (Real Madrid)
Freddy Adu (Benfica)
Juan Verón (Manchester United)
Gianluigi Lentini (Milan)
Shevchenko (Chelsea)
Robinho (Real Madrid)
Ibrahimovic (Barcelona)
Kaká (Real Madrid)
Coutinho (Barcelona)
Chygrynskiy (Barcelona)
Juan Cuadrado (Chelsea)
Mario Balotelli (Liverpool)
Roberto Ríos (Athletic Club Bilbao)
Winston Bogarde (Barcelona)
Spasic (Real Madrid)
Woodgate (Real Madrid)
Filipe Luis (Chelsea)
Mendieta (Lazio)
Amunike (Barcelona)
Nico Gaitán (Atlético de Madrid)
Faubert (Real Madrid)