O Laboratório de Tecnologia Ambiental (LabTam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebeu, nesta semana, a visita de representantes da subsidiária brasileira da Galp, uma das maiores empresas do setor energético de Portugal. O objetivo do encontro foi avaliar as colaborações já estabelecidas e conhecer outras áreas de atuação do laboratório.
A visita começou nas instalações localizadas na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba, onde os participantes conheceram as unidades de cultivo de microalgas em sistema fechado. A estrutura integra o projeto PD&I Galp 80, que visa desenvolver biocombustíveis avançados por meio da conversão de microalgas utilizando diferentes rotas termoquímicas.
A segunda parte do encontro ocorreu na sede do LabTam, no Campus Central da UFRN, em Natal. Durante essa etapa, foi apresentada uma visão geral das linhas de pesquisa do laboratório, com ênfase nos objetivos gerais e específicos dos projetos em andamento. Em seguida, foram realizadas visitas às diversas salas do laboratório, onde os participantes puderam observar de perto as pesquisas em catálise, biomassa e produção de hidrogênio e de energia solar de 3ª geração.