O game Lies of P, inspirado na clássica história de Pinóquio, foi lançado dia 19 de setembro. Disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e para PC, o título é um grande sucesso entre público e crítica. O jogo chamou a atenção pela alta qualidade e a maneira criativa que reimaginou a história original do escritor Carlo Collodi. Para os jogadores interessados em se aprofundar em Lies of P, vale conferir nosso guia.
No mundo dos games, existem outros títulos que reimaginam os contos clássicos, com diferentes níveis de êxito. A seguir, confira a lista que o TechTudo preparou com jogos baseados em fábulas infantis.
🎮 Além de Lies of P: 10 games no estilo Steampunk para você conhecer
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
👉 Elden Ring vai ser lançado no Xbox Game Pass? Comente no Fórum do TechTudo
Lies of P (2023 – PS5, XBOX Series X/S, PS4, XB, PC)
O novo jogo, inspirado pela franquia Dark Souls, é a sensação do momento com uma versão sombria do clássico “As Aventuras de Pinóquio”. Na história, o boneco se torna um guerreiro e a última esperança da cidade de Krat, após seu servos mecânicos chamados Títeres enlouquecerem e atacarem os humanos.
Em meio às ruas dominadas, Pinóquio procura por seu pai Geppetto e, enquanto é guiado pelas vozes de Sophia e Gemini, ele encontra outros sobreviventes. Um detalhe da história que aparece de forma curiosa no gameplay, é que Pinóquio pode mentir em certos momentos, o que pode livrá-lo de enrascadas, mas também determina o final do jogo obtido.
Antes de Lies of P, um dos games mais conhecidos por reimaginar o sombrio conto infantil era American McGee’s Alice, criado por American McGee e lançado em 2000 para PC. Inspirado nos livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho”, os game permite que os usuários controlem a personagem, que após um incêndio que matou seus pais, acaba sendo internada em um hospital psiquiátrico. Apesar do jogo ter sido aclamado pela parte artística, sua jogabilidade era um pouco simples e linear.
Em 2011, o jogo ganhou uma sequência chamada Alice: Madness Returns, para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC. A nova aventura levou Alice de volta ao País das Maravilhas para enfrentar uma nova ameaça, porém com uma gameplay mais variada. Enquanto o original não está mais disponível, Alice: Madness Returns ainda é vendido nas lojas digitais.
The Wolf Among Us (2013 – PS4, XB, PS3, X360, Vita, And, iOS, PC)
Desenvolvido pela produtora Telltale Games, The Wolf Among Us é um game de aventura baseado na série de quadrinhos Fables, onde personagens de várias fábulas vivem escondidos nos tempos atuais. O jogo partilha o estilo episódico dos títulos da empresa e é focado em narrativa, acompanhando a história do esquentado xerife Bigby Wolf, o Lobo Mau.
Isolado dos outros personagens por conta seu temperamento, Bigby assume a investigação de um assassinato para descobrir quem está matando seu povo. Durante o game, é possível escolher respostas para diálogos, tomar decisões e reagir através de QTEs. As escolhas ofereciam várias ramificações e versões diferentes da mesma história. A sequência The Wolf Among Us 2 está planejada para 2024.
The Wizard of Oz: Beyond the Yellow Brick Road (2009 – NDS)
A clássica história O Mágico de Oz já teve dois games produzidos com base em seus personagens, ambos pouco conhecidos. O primeiro deles foi The Wizard of Oz, de 1993, para o Super Nintendo, um game de ação no qual os jogadores podiam controlar personagens do livro, como Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão.
O segundo título é The Wizard of Oz: Beyond the Yellow Brick Road, um game para Nintendo DS que mistura trechos de ação e RPG, com belos visuais para o portátil. O jogo tinha um sistema de controle no qual na tela de toque ficava uma bola e jogadores tinham que girá-la usando a caneta stylus para que Dorothy respondesse. Ao correr pela estrada de tijolos amarelos, ela encontrava inimigos pelo caminho e os enfrentava em batalhas em turnos.
Bramble: The Mountain King (2023 – PS5, XB, SW, PC)
Apesar de ser baseado em histórias pouco conhecidas pelo público, Bramble: The Mountain King se inspira em fábulas nórdicas que tinham como objetivo alertar sobre perigos e ensinar valores para crianças. O jogo traz um misto de aventura e terror, com trechos de exploração, alguns quebra-cabeças e perseguições assustadoras.
A história segue um jovem chamado Olle, que precisa resgatar sua irmã Lillemor das mãos de um Troll que a capturou. Durante sua jornada, ele encontrará criaturas místicas do folclore escandinavo, além de ter a ajuda de alguns simpáticos gnomos. Vale ressaltar que o game está disponível para jogar através do Xbox Game Pass, sem custos extras para assinantes.
Cinders (2012 – PS4, XB, SW, PC)
Baseado na história da Cinderella dos Irmãos Grimm, o título é um game com estilo visual novel, no qual o jogador apenas acompanha a história por escrito e toma decisões ocasionalmente. O game acompanha Cinders, que mora com sua madrasta Lady Carmosa e suas irmãs Sophia e Gloria, pelas quais é tratada como uma serva. No controle do destino da personagem, o jogador pode quebrar este ciclo e escolher se segue o rumo da fábula ou cria seu próprio caminho. O game conta com múltiplos finais atingidos através dos inúmeros pontos de decisão pela história.
The Path (2009 – PC)
O game inspirado na história de Chapéuzinho Vermelho é uma produção independente de terror e pouco convencional. A descrição do game alerta: “Só há uma regra no jogo. E precisa ser quebrada” e “Só há um objetivo. E quando você o realiza, você morre”. A história acompanha seis irmãs que estão em uma casa na cidade e precisam visitar sua avó doente. Assim como no conto clássico, elas são instruídas a não se desviarem do caminho, pois há perigos na floresta, como os lobos.
Mas, se o jogador apenas seguir as ordens, não encontrará nada pelo caminho. É preciso se aventurar na floresta para encontrar itens e locais secretos, assim como conhecer outras personagens, às vezes acompanhadas por imagens e dizeres na tela. O game tem uma atmosfera perturbadora e psicodélica, que depende da imaginação do jogador para ser interpretada.
Oink! (1983 – Atari 2600)
Considerado um dos primeiros games baseados em fábulas, o game Oink! foi lançado em 1983 para o Atari 2600, com base na famosa história dos 3 Porquinhos. No título, os jogadores controlam um porquinho dentro de uma casa de tijolos, enquanto o Lobo Mau assopra e tenta destruir o lar do personagem.
É preciso coletar os tijolos na área superior da casa e jogá-los para baixo para tampar as rachaduras criadas pelo lobo e, assim, impedir que ele quebre a casa e capture o porquinho. Em caso de derrota, um novo porco entra em ação, e o jogador tem, no total, 3 vidas – equivalentes aos 3 Porquinhos.
Com informações de The Gamer, Steam (1, 2, 3, 4, 5 e 6), Electronic Arts, Games Radar, IGDB, St1ka, Highretrogamelord