Mais saudáveis, autênticos e tecnológicos: as ‘trends’ que a geração Z mostrará no Instagram em 2024


Nascida entre o fim da década de 1990 e o início da de 2010 (8 a 23 anos), a geração Z é a primeira que já cresceu nativa digital. Sendo assim, a forma como seus integrantes usam a tecnologia é crucial para entender sua visão de mundo e como se relacionam como outras pessoas.

Pensando nisso, o Instagram, uma das redes sociais mais usadas por esse público, perguntou como eles pretendem se relacionar com temas como moda, relacionamentos, alimentação e celebridades, e de que maneira querem expor isso nas redes sociais.

Quer saber mais sobre inovação? Entre no grupo de Época NEGÓCIOS no WhatsApp

Confira as principais tendências identificadas:

Moda e beleza

A Geração Z está se concentrando em metas de moda sustentável em 2024. Dizem que irão comprar menos roupas, usarão mais peças de segunda mão e de vendedores locais. As 5 principais práticas que esses jovens citam são:

  1. Comprar menos
  2. Repetir roupas
  3. Comprar localmente
  4. Fazer compras de segunda mão on-line

Já em relação ao estilo, a moda e a beleza dos Gen z terá tudo a ver com individualidade. Um terço deles dizem que procurarão ser mais criativos na forma como se vestem, e um pouco menos que isso afirmam que querem descobrir seu perfume característico em 2024.

Contatos na rede

Nada de seguir ou ser seguido pessoas só para aumentar seus números e mostrar sua popularidade. A geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, usando as mídias sociais para manter contato com amigos e familiares. Mas também usarão essas plataformas para ficar por dentro das tendências de moda, música e tecnologia.

Crushs e amizades

A Geração Z está livre e desimpedida: 63% dos entrevistados se declararam solteiros ao Instagram. E, depois de conhecer alguém novo, 28% dos gen Zs dão o primeiro passo, trocando perfis do Instagram em vez de números de telefone.

Mas o que os desanima em alguém? “Mastigar com a boca aberta” foi a principal opção em todos os países pesquisados. As 5 principais respostas foram:

  1. Mastigar com a boca aberta
  2. Sem senso de humor ou mau gosto para memes
  3. Unhas sujas
  4. Usar voz de bebê
  5. Segue o/a ex no Instagram

As principais maneiras pelas quais a geração Z flerta com seus crushs no Instagram incluem curtir os stories de alguém, marcar alguém nos seus próprios stories ou fotos do feed, e/ou adicionar alguém à sua lista de amigos próximos.

Autodesenvolvimento

Em 2024, a geração Z quer se autoaperfeiçoar e se desenvolver. Embora contem com a sorte, eles esperam se tornar seres humanos melhores de forma autêntica. Três temas mais citados:

  1. Autoaperfeiçoamento
  2. Contar com a sorte
  3. Ser “eu mesmo” doa a quem doer

A geração Z é também uma geração de empreendedores, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é por meio de alguma forma de trabalho autônomo. Eles também priorizam se manter saudáveis, fazendo exercícios e comendo bem.

Alimentação

O veganismo, ou ao menos a simpatia por ele, é uma tendência crescente entre os gen zs. Quase metade (45%) afirmam estar interessados em consumir produtos veganos, e 42% querem experimentar carne vegetal (plant based).

Celebridades

A Geração Z sabe o que significa ser membro de um exército de fãs: 75% deles pertencem a fandoms (comunidades organizadas de fãs de um ídolo, franquia audiovisual ou outro universo específico). Os principais fandoms em todo o mundo estão relacionados a:

  1. Animes e programas de TV
  2. Música
  3. Games

E eles não são fãs passivos: a maioria da geração Z relata que envia DMs a uma celebridade querida no Instagram. Para eles, essa é a melhor maneira de mostrarem seu apoio e apreço por uma figura pública.

Como já deu para perceber, eles não pensam só em se divertir. Em 2024, a geração Z procurará exercitar sua cidadania por meio da “educação de si mesmo/dos outros”, da votação em eleições e do uso das redes sociais para espalhar a consciência.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *