Nesta quinta-feira (19), o Corinthians levou empate do Fluminense nos minutos finais e ficou no 3 a 3, no Maracanã, em compromisso pela 27ª rodada do Brasileirão, mesmo após ter a vantagem no placar em boa parte do jogo. Apesar do resultado, o técnico Mano Menezes viu aspectos positivos na equipe.
Contratado para substituir Vanderlei Luxemburgo, o técnico de 61 anos segue sem vencer desde que voltou ao Parque São Jorge, com dois empates e uma derrota. Porém, diante do finalista da CONMEBOL Libertadores, Mano elogiou a equipe.
O comandante alvinegro ainda teceu elogios ao meia-atacante do rival Jhon Arias, o colocando na prateleira dos melhores na elite do futebol brasileiro.
“Nosso primeiro tempo foi muito bom. A equipe realizando muito daquilo que a gente trabalhou nesse período. Foi visível a melhora no aspecto de construção, do que a gente pensa de futebol, de intensidade do jogo também, porque o Fluminense exige muito isso da gente. Segundo tempo naturalmente o Fluminense iria arriscar. Fez uma substituição que sempre faz, tirando um zagueiro, baixando o André. Esse jogador que entrou se chama Arias, um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, e o Fluminense nos empurrou para trás com a posse de bola muito forte, dois homens com muita largura, e isso trouxe nossos extremos muito para trás. A gente perdeu a saída e não conseguiu mais fazer”, começou por dizer.
“Mesmo assim, acho que poderíamos ter sustentado um pouquinho. O terceiro gol saiu de uma jogada de construção, a gente rifou a bola e ela entrou no meio da nossa defesa. No somatório, temos coisas positivas para comemorar e um caminho para continuar progredindo. Quando o time perde a bola e não sustenta mais, passa a sofrer um ataque contra defesa. Temos que melhorar e condições de fazer isso, já que jogamos contra uma finalista da Libertadores, que faz isso contra todo mundo, contra o River, o Internacional. Saio com sentimento muito bom com comportamento, postura e ambição da equipe na primeira parte. É o Corinthians que a gente quer por mais tempo nos jogos”, prosseguiu.
“Considerando tabela, você tem que pontuar. Talvez se saísse de São Paulo e me fizesse a pergunta antes, talvez ia considerar o empate o bom resultado. Como estávamos com o 3 a 1 no placar, fica o gostinho de ter cedido a vantagem, que no futebol as equipes mais maduras não costumam ceder. É o Corinthians que eu pretendo que seja. Mas existem momentos de rendimento na temporada, de confiança. Estamos começando a recuperar essa condição. Pode ter certeza que, se continuarmos assim no primeiro tempo, estamos de novo próximos a voltar a vencer na nossa casa.”
Com o resultado, o Corinthians foi a 32 pontos e ocupa o 13° lugar na tabela, a dois pontos do Z-4. Mano foi questionado sobre a briga contra o rebaixamento e respondeu.
“Temos que continuar pontuando do jeito que é necessário a partir de agora. Não dá para olhar para trás, o que ficou, ficou. Essa passagem de tabela era bem difícil. Desde que cheguei, jogamos com o São Paulo no Morumbi, com o Flamengo na nossa casa e com o Fluminense no Maracanã. Nessa passagem, se olhar para trás, também teve dificuldade no primeiro turno. A gente analisa o nível do adversário, sabe que tem momentos que pontua menos. O que trabalho é o rendimento, que melhorou e dá perspectiva para a gente voltar a vencer lá na frente.”
Em campo, o Corinthians abriu o placar com Yuri Alberto, com 10 minutos de jogo, o Fluminense empatou com Lima, mas depois, o camisa 9 corintiano recolocou o Timão à frente no marcador. De pênalti, Fábio Santos fez o 3 a 1. Na etapa final, Lima voltou a marcar e, depois, Arias fez o 3 a 3.