O Museu de Arte de São Paulo (Masp) ampliará seu horário de funcionamento às sextas. Diferente dos demais dias — que, com exceção das terças-feiras, encerram as atividades às 18h — o museu permanecerá aberto até às 21h e terá entrada gratuita entre 18h e 20h. A medida vale a partir desta sexta-feira (10).
Segundo a instituição, a alteração no horário será uma “oportunidade para que o público possa aproveitar a programação cultural após o horário de trabalho”. Para garantir o ingresso gratuito, é preciso reservá-lo no site do Masp.
Por enquanto, o acesso contempla as exposições no Edifício Lina Bo Bardi. A partir de abril, com a inauguração do novo prédio, o Edifício Pietro Maria Bardi, o horário ampliado e a entrada gratuita valerão para ambos.
As demais formas de entrada gratuita do museu seguirão disponíveis, como a gratuidade às terças-feiras, das 10h às 19h, e o acesso liberado para crianças de até 10 anos, membros do programa Amigo Masp e pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
“A iniciativa reforça o compromisso do Masp em ampliar o acesso à cultura”, disseram em nota.
Atualmente, quem visitar a instituição pode ver as exposições “Histórias LGBTQIA+”, em cartaz até 13 de abril, “Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades”, até 16 de março, e a instalação audiovisual “Sala de Vídeo: Manauara Clandestina”, até 26 de janeiro. Em 2024, o Masp dedicou seu programa à diversidade, valorizando a comunidade LGBTQIA+.
Aberto de terça a domingo, as entradas do museu variam entre R$ 75 (inteira) e R$ 37 (meia para estudantes, professores e idosos).