Dono de uma das bases mais vencedoras dos últimos tempos do futebol brasileiro, o Palmeiras tem lapidado uma nova joia: Robert Jr., meia-atacante paraguaio de 14 anos conhecido como “Messi do Paraguai” no país onde nasceu.
Veja lances de Robert Jr., joia do Palmeiras apelidado de “Messi do Paraguai”
Mesmo tendo saído do seu país natal aos dez anos, o jogador é visto como uma grande promessa local.
Robert Júnior Silguero Ibañez é nascido em Julián Augusto Saldívar, cidade de pouco menos de 60 mil habitantes no Paraguai. Em 2019, o meia-atacante se mudou para o Brasil após uma oferta de emprego para os seus pais. No mesmo ano, o jovem começou a frequentar a escolinha do Primavera de Indaiatuba, time do interior de São Paulo.
Disputando campeonatos de base pelo Brasil, Robert despertou o interesse de vários clubes por duas características: a velocidade aliada ao drible curto, além do fato de ser canhoto. Foi então que os pais do meia-atacante decidiram pela transferência para o Palmeiras, em maio de 2022.
Por conta da idade, Robert Jr. assinou contrato de formação com o Palmeiras válido por três anos. O meia-atacante tem cidadania brasileira, o que facilitou a assinatura do vínculo. De acordo com a legislação nacional, o primeiro acordo profissional só pode ser firmado por um jogador quando completar 16 anos de idade.
– Sempre foi um sonho ser jogador de futebol. E poder realizar esse sonho jogando no Brasil não poderia ser melhor. Ainda mais no Palmeiras, o maior campeão de todos. Eu e minha família estamos muito felizes. Legal, agora, também poder representar meu país com a camisa da seleção. Sou ainda muito novo, mas grato por viver esse momento incrível. Que possa conquistar muitas outras coisas ainda – disse Robert em contato com o ge.
“Messi paraguaio”
Com 1,62m e apenas 48kg, Robert Jr. se destaca pela semelhança física com o Lionel Messi, craque argentino. O jogo veloz, a arrancada com dribles curtos e o bom aproveitamento nas finalizações de longa distância chamam a atenção, além da facilidade em trabalhar com as duas pernas.
O desempenho no Brasil e o acerto para jogar no Palmeiras causaram grande repercussão no Paraguai. O canal de televisão SNT exibiu a história de como o “Messi paraguaio” chegou até o país para jogar futebol.
Na primeira temporada pelo Palmeiras, levando em consideração os números também de 2023, Robert Jr. marcou 23 gols e deu 15 assistências em 40 jogos. O meia-atacante foi campeão paulista sub-14 e da Copa San Ludgero.
Na atual temporada, o Palmeiras está na segunda fase do Paulistão da categoria sub-14. Após campanha invicta na fase de classificação, com sete vitórias e um empate, o Verdão saiu atrás contra o São Bernardo na disputa por uma vaga na fase final. A derrota por 2 a 0 no jogo de ida obriga o clube a vencer por pelo menos dois gols de diferença para forçar a decisão nos pênaltis.
Palmeiras tem projeto que leva garotos da base ao terrão
Robert, que tem um gol marcado em quatro jogos no estadual, será desfalque na partida decisiva, que será disputada no próximo sábado, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos.
Robert Jr. também tem atraído olhares fora de campo. O paraguaio assinou contrato de cinco anos com uma fornecedora de material esportivo, algo pouco comum para jogadores da sua idade.
Convocação
O bom desempenho atuando na base do futebol brasileiro rendeu a primeira convocação da carreira de Robert Jr. para a seleção do Paraguai. O meia-atacante foi chamado para um quadrangular da categoria sub-15, em jogos que serão disputados contra Chile (dia 20); Colômbia (22), e Brasil (24).
O torneio preparatório é o último antes da disputa do Sul-Americano da categoria, entre novembro e dezembro, na Bolívia.
Ao todo, 27 jogadores foram chamados na última lista do ex-meia Gerardo González, que é o técnico da seleção sub-15 do Paraguai. Depois desses jogos, os convocados para o Sul-Americano serão divulgados.
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge