Meta AI já está disponível no Brasil: conheça a tecnologia e como utilizá-la


A Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou oficialmente no Brasil o Meta AI, seu chatbot de inteligência artificial. A novidade faz parte da expansão global da tecnologia, que já está disponível em 21 países, incluindo Brasil e outras regiões da América Latina, Ásia e Europa. A ferramenta, que já conta com 500 milhões de usuários ativos mensalmente, tem como objetivo principal competir com o ChatGPT da OpenAI.

Como funciona o Meta AI?

O Meta AI é integrado diretamente aos aplicativos populares da Meta, como WhatsApp, Instagram, Messenger e Facebook. A partir de comandos simples, o usuário pode realizar consultas, pedir recomendações e até mesmo gerar imagens por meio do recurso “Imagine”, onde o chatbot cria ilustrações a partir de descrições textuais. Além disso, o assistente de IA também pode analisar e editar fotos enviadas pelo usuário, respondendo a comandos personalizados.

Diferente de outras soluções, o Meta AI também responde a comandos de voz e oferece conteúdos integrados, como vídeos em formato Reels do Instagram, trazendo uma experiência mais interativa e multimídia. Para utilizar a ferramenta, basta acessar o campo de mensagem em qualquer um dos aplicativos e digitar “@Meta AI” para ativar o assistente.

Integração com as redes sociais

A novidade da Meta AI está sendo implementada de forma gradual para os usuários no Brasil. A funcionalidade no WhatsApp, por exemplo, ainda não está disponível para todos, mas aqueles que já possuem acesso podem identificar a presença do chatbot por meio de um círculo azul no aplicativo. No Instagram e no Facebook, a ferramenta já está sendo liberada com a capacidade de interagir diretamente dentro dos chats, facilitando o uso diário.

Outra função interessante é que o Meta AI também oferece a possibilidade de criar listas, planejar viagens e até ajudar em atividades diárias, como organizar tarefas ou fornecer sugestões de treinos. Essa ampla gama de funcionalidades promete aumentar o engajamento dos usuários e transformar a forma como as pessoas utilizam as plataformas sociais da Meta no dia a dia.

Comparação com outras IAs

Embora ainda seja recente no mercado, o Meta AI já é visto como um forte concorrente de outras IAs populares, como o ChatGPT. A empresa de Mark Zuckerberg busca diferenciar-se ao integrar o chatbot diretamente nas suas plataformas, tornando-o uma ferramenta prática e acessível para seus usuários regulares. A Meta aposta também em sua base de usuários massiva para conquistar uma fatia importante desse mercado em ascensão.

Expectativas para o futuro

A Meta espera que seu assistente de inteligência artificial se torne uma das ferramentas mais utilizadas no mundo até o final de 2024. Com a crescente adoção de tecnologias de IA em várias esferas do cotidiano, a integração da Meta AI nos aplicativos mais populares da empresa pode consolidar sua posição como líder nesse segmento, oferecendo aos usuários uma experiência unificada e prática.

Para quem já utiliza WhatsApp, Instagram ou Facebook, o Meta AI se apresenta como uma adição poderosa, que pode transformar a forma como interagimos com a tecnologia no cotidiano, seja para trabalho, entretenimento ou comunicação.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *