Um porta-voz da Microsoft e da Activision Blizzard negou categoricamente informações divulgadas em recente reportagem jornalística do The Information, que afirma que a aquisição gerou números decepcionantes e que os resultados do Xbox e Game Pass ficaram abaixo das expectativas da empresa em relação a Redmond.
Porta-vozes das duas empresas disseram à Insider Gaming que o rumor da The Information é impreciso e “deturpa os negócios da empresa por omissão”. Além disso, ele também explicou que a entrada da Activision Blizzard na verdade deu um forte impulso às receitas da divisão de jogos da Microsoft.
Em particular, observou-se que os últimos quatro relatórios financeiros da Microsoft (ou seja, desde a aquisição da Activision Blizzard) indicaram um aumento regular nas receitas de conteúdo do Xbox , de 61 para 63% ano a ano, dependendo do trimestre, em que a Activision Blizzard teve peso médio de 85%. Isto, portanto, refutaria as alegações da The Information de que o impacto da aquisição levou a um crescimento decepcionante.
Refira-se ainda que Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou que com o lançamento de Call of Duty: Black Ops 6 o serviço Xbox Game Pass registou o maior pico de assinaturas alguma vez visto desde o seu início, resultando num recorde de total e receitas médias por membro.
O porta-voz da Microsoft e da Activision Blizzard também negou categoricamente o fato de em 2021 Nadella ter considerado a ideia de fechar completamente a divisão Xbox, outro detalhe também incluído no relatório do The Information, e de a empresa “estar a apostar tudo nos jogos”. Ele também diz que o envolvimento com as plataformas Xbox “está em alta”, com “mais de 500 milhões de jogadores mensais no último ano, vimos um crescimento constante no número de usuários mensais que usam a nuvem”.
Finalmente, em relação às alegações de que a aquisição não aumentou o interesse dos desenvolvedores em alugar servidores Azure e publicar seus jogos no Game Pass, o porta-voz disse ao Insider Gaming que a informação “confunde o” É minha opinião que os desenvolvedores estão com medo da perda de lucrar com o fato de que o negócio já está configurado para pagar antecipadamente aos desenvolvedores, se essa for sua escolha de como estruturar o negócio.”
É claro que para novas informações teremos que esperar até 29 de janeiro, altura em que a Microsoft apresentará o relatório financeiro do segundo trimestre fiscal de 2025 (1 de outubro – 31 de dezembro de 2024), ou seja, aquele que inclui o lançamento da Call of Dever: Black Ops 6 e Indiana Jones e o Grande Círculo.
Fonte