O presidente da Microsoft Studios, Phil Spencer, decidiu colocar um ponto final nos rumores e deixou claro que a empresa não vai abandonar a mídia física no Xbox, garantindo que os jogadores continuarão comprando seus jogos em disco como sempre fizeram.
Em entrevista ao site Game File, o executivo buscou acalmar os ânimos da comunidade que há semanas se preocupa com o futuro da marca e as possíveis mudanças no seu modelo de negócio. Contudo, segundo ele, a Xbox vai continuar atendendo as necessidades de seus jogadores e apoiando aquilo que for melhor para os jogadores.
Continua após a publicidade
Aliás, essa foi a tônica de toda a conversa de Spencer, que destacou a importância de manter um equilíbrio para atender os diferentes perfis de consumidores. “Apoiamos a mídia física, mas não temos a necessidade de impulsioná-la de forma desproporcional à demanda do público”, diz. “Lançamos jogos física e digitalmente, sempre acompanhando o consumidor”.
Os rumores sobre esse foco no digital assombram a Microsoft já há algum tempo. Desde o início da geração anterior, quando ventilou-se a possibilidade de que o Xbox One exigiria conexão constante para rodar seus jogos, especula-se que a empresa tenta priorizar a venda de jogos pela Xbox Store ao invés do tradicional varejo. Além disso, a fabricante tambem passou a apostar em versões dos seus consoles sem leitor de disco, como o próprio Xbox Series S reforçou na atual geração. Isso sem falar, é claro, da importância do Game Pass em sua estratégia geral.
Para o chefão do Xbox, o que está acontecendo no momento é que a maior parte dos jogadores da plataforma estão preferindo comprar seus jogos no formato digital e que, por isso, a Microsoft está se voltando mais para eles. Só que isso não significa, segundo ele, um abandono dos bons e velhos discos.
Continua após a publicidade
Ao mesmo tempo, Spencer lembra que a ideia de um hardware com suporte a mídia física é algo que vem caminhando para se tornar obsoleta — e que há um custo em torno disso. “Os próprios videogames se tornaram o último dispositivo com leitor de disco na casa dos consumidores”, pontua. “E isso se torna um problema em termos de fabricantes que ainda estão produzindo esses drivers e o custo relacionado a tudo isso”. Afinal, com menos fornecedores e menos pessoas para comprar, o preço desses componentes tende a aumentar.
Assim, o que Phil Spencer quer dizer é que o Xbox não está abandonando o formato físico, mas que seria uma boa ideia se os jogadores fizessem isso em breve. “Nossa estratégia não depende de as pessoas migrarem para o digital e também não passa por se livrar da mídia física”, reforça o executivo.
Fonte: Game File