O documento foi assinado pelos representantes das estatais nesta quinta-feira (31) — Foto: João Gabriel Leitão/g1 RR
O Ministério da Cultura (MinC) anunciou o investimento de R$ 24 milhões em políticas públicas culturais e artísticas para os sete estados da região Norte do Brasil. O recurso faz parte chamado “Projeto Cultural Norte”. Um edital com as regras para solicitar a verba deve ser lançado até o dia 30 de setembro.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) em Boa Vista, capital de Roraima, por uma comitiva do Ministério da Cultura e do governo federal. O edital previsto será o primeiro focado somente na região Norte.
A ação é resultado da parceria realizada entre o MinC e as estatais Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.
“A gente quer, através de uma ação mais concreta, de fato trazer para a região norte recursos que façam a movimentação cultural se desenvolver nos sete estados da região”, informou o secretário de economia criativa e fomento cultural do Minc, Henilton Menezes.
Serão contemplados artistas do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins.
“O Ministério da Cultura e o Governo Federal estão comprometidos com a missão de descentralizar e democratizar o acesso às políticas públicas culturais. Em uma iniciativa inédita, estamos nos unindo a estatais para realizar uma grande ação a favor da cultura, começando pela região Norte que, historicamente, recebe menos investimentos da Leo Rouanet”, declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
*Em atualização