Mossoró perde título da 2ª divisão no RN em confusão que é puro suco do futebol brasileiro


Nesta quinta-feira (23), um caso daqueles que parecem inacreditáveis virou do avesso o futebol do Rio Grande do Norte, mais precisamente, na 2ª divisão potiguar. Após 28 anos, o Mossoró FC conquistou uma vaga na elite do futebol estadual por fazer melhor campanha na 2º divisão, disputada em pontos corridos. Em nove jogos disputados, venceu sete e perdeu apenas dois jogos, restando ainda um jogo a ser disputado, diante do Laguna, fora de casa.

Mas nesta quinta-feira, 23, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol divulgou um ofício decretando a desclassificação do clube da competição. Tudo por que em seu estatuto, atualizado em 2013 – sim, há dez anos – o Mossoró declara que se propõe a atuar em caráter amador, o que contraria o regulamento do Campeonato Potiguar.

Em seu artigo 8º, o texto afirma que a 1ª e a 2ª divisão do Rio Grande do Norte só podem ser disputadas por times profissionais. Sendo assim, o título trocou de mãos, passando para o Baraúnas, que terminou a competição na vice-liderança com 18 pontos, com seis vitórias e quatro derrotas em 10 jogos.

Mossoró se posiciona em relação ao caso

Pela manhã, o Mossoró publicou uma nota em suas redes sociais, afirmando que vai apurar as informações em relação ao caso e que ainda nesta quinta-feira, vai prestar esclarecimentos ao seu torcedor sobre a denúncia recebida e pela consequente perda do título de campeão estadual da 2ª divisão do Rio Grande do Norte. Vale ressaltar que durante os últimos 10 anos o clube vem disputando a divisão de acesso do Campeonato Potiguar sem questionamentos por parte da FNF.

O Mossoró Esporte Clube vem por meio deste comunicado informar que hoje, dia 23 de novembro de 2023, quinta-feira, recebeu uma denúncia de uma possível irregularidade no Campeonato Potiguar Série B. Logo mais à tarde, estaremos dando um esclarecimento completo sobre o assunto, informou o clube.

Foram seis divisões disputadas desde 2013, o que gerou a revolta de alguns torcedores, que ficaram indignados com a posição da Federação do Rio Grande do Norte em não verificar a situação estatutária do Carcará durante este tempo. O clube fundado em 1995 disputaria a elite do futebol potiguar pela 2ª vez em sua história. Em 1996, debutou na elite do estado e terminou a edição daquele ano na 9ª colocação. Visando melhorias de estrutura em seu centro de treinamento, a diretoria do Carcará optou por não participar da divisão de acesso do Rio Grande do Norte em 2019 e 2020, retornando a disputar a competição em 2021, quando foi 3º colocado.

A Trivela tentou contato com a diretoria do Mossoró, entretanto, não teve nenhum retorno até o momento. Este artigo será atualizado assim que alguma resposta por parte do clube for obtida.

Baraúnas faz festa pelo retorno à elite do futebol potiguar

Se de um lado o sentimento é de frustração, indignação e incerteza, o lado Tricolor de Mossoró está em festa com a desclassificação do Carcará e com o título da 2ª divisão estadual sendo passado ao Baraúnas. Nas redes sociais, o clube publicou um comunicado enfatizando o trabalho feito fora de campo para possibilitar que o time estivesse em condições de disputar a competição e conquistasse a vaga para a primeira divisão estadual após denúncia feita à entidade máxima do futebol norte-rio-grandense.

O Baraúnas também destacou no comunicado que o time teve o melhor ataque da competição, com 31 gols marcados e o artilheiro do torneio, o atacante Bisneto que marcou dez gols ao longo da campanha. Rebaixado em 2018, o tricolor de Mossoró retorna à elite do futebol potiguar após cinco anos. Leia na íntegra o comunicado emitido pelo clube.

O Baraúnas está de volta a elite do Campeonato Estadual. O nosso clube foi a agremiação com melhor critério técnico na Segunda Divisão do Campeonato Estadual, entre aquelas que estavam com toda a documentação regular.

Desse modo, após averiguação rigorosa da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), a partir de solicitação do Baraúnas, o nosso acesso foi consolidado nesta quinta-feira (23).

O acesso vem coroar um trabalho de organização dentro e fora de campo, em que tivemos o melhor ataque, o maior saldo de gols e o artilheiro da competição. Além disso, fomos reconhecidos na imprensa como a equipe com maior número de jogadores na Seleção do Campeonato Estadual da Segunda Divisão.

Fora de campo fizemos um trabalho rigoroso de estruturação, por entender que o futebol necessita de um trabalho de profissionalização nos bastidores. Como exemplo disso, conseguimos regularizar em tempo recorde um jogador oriundo do exterior.

Esse trabalho fora de campo coroa um processo de reestruturação da Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, pois o nosso clube se encontrava repleto de dívidas e rebaixado no ano de 2018. Agora retorna a elite justamente devido a uma sintonia entre o trabalho extracampo com o futebol jogado dentro das quatro linhas!

Solte o Leão! Somos primeira divisão!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *