A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste fim de semana a Mostra Descontorno Cultural, nos 17 centros culturais da capital mineira. A 8ª edição do evento contempla mais de 175 atrações, em todas as regiões da capital mineira, nas áreas de música, artes cênicas, literatura, cultura popular e, ainda, uma programação especial para o mês da criança, com ações voltadas para as infâncias e juventudes.
O evento trouxe uma programação completa e gratuita para o fim de semana, ampliando o alcance da agenda cultural que já existe nos centros culturais. Na unidade do bairro Alto Vera Cruz, na região Leste de BH, o público contou com a interação de apresentações artísticas de rua e oficinas de escrita criativa para crianças.
Segundo a diretora de promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura Bárbara Bof, a mostra reúne em dois dias uma programação artística que já movimenta os centros culturais. “É um espaço de encontro e acolhimento para todas as pessoas. Então a gente tem visto essa emoção, esse encontro”, afirma.
O artista circense Frederico Alves esteve no evento com a esposa e a filha e reforça a importância da aproximação desse tipo de evento com o público. “Abre o olhar da comunidade para a importância que a cultura tem no nosso país e no nosso cotidiano”, aponta.
De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Mostra Descontorno Cultural valoriza a pluralidade dos territórios culturais da cidade, garantindo a participação de artistas em diferentes fases de formação, profissionalização e experimentação.
“O grande papel desse encontro é lançar luz sobre a riqueza e a diversidade presentes em todas as regiões da cidade, promovendo um diálogo construtivo entre artistas, comunidades e públicos.
O Descontorno Cultural é um convite à força criativa dos nossos artistas, enaltecendo a identidade cultural das regionais de Belo Horizonte”, celebra.
Para mais informações sobre a programação da mostra, acesse aqui. O evento vai até a noite deste domingo (15). Para saber mais sobre os centros culturais, acesse o site da PBH.