A 47ª Mostra Internacional de Cinema começa nesta quinta-feira, 19.10, e fica em cartaz até 1º de novembro, ocupando 24 salas de cinemas, espaços culturais e Ceus espalhados pela capital paulista, além de produções disponíveis no streaming. Nesta edição, a programação exibirá 362 títulos de 96 países.
Quatro diretores serão homenageados nesta edição. O prêmio Humanidade, concedido a personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas, será entregue a dois documentaristas: o cineasta francês Sylvain George e o diretor americano Errol Morri. O prêmio Leon Cakoff, que leva o nome do criador do festival, falecido em 2011, e entregue desde 2012, vai para Emir Kusturica e Júlio Bressane.
A Mostra contará com a apresentação especial do longa A Paixão Segundo G.H., filme baseado no clássico romance de Clarice Lispector, com Maria Fernanda Cândido dando vida à G.H. A produção nacional A Flor De Buriti, vencedor do prêmio de melhor equipe da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes, também estará entre as produções em cartaz.
Dos festivais internacionais à São Paulo, serão exibidos o vencedor da Palma de Ouro deste ano, A Anatomia de Uma Queda, de Juliet Triet; Evil Does Not Exist, vencedor do grande prêmio do Júri e do prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2023, que conta com a direção de Ryusuke Hamaguchi, do premiado Drive My Car, e Maestro, a biografia cinematográfica de Leonard Bernstein, estrelada e dirigida por Bradley Cooper.
Aqui, Vogue lista oito produções nacionais e internacionais presentes na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema que você não pode deixar de assistir. Confira a seguir e boa sessão.
Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares
Com direção de Pedro Buarque e Andrucha Waddington, o documentário apresenta a obra da artista plástica Adriana Varejão. Com imagens colhidas ao longo de diversos anos, cenas que passam por Inhotim —onde há a sua galeria permanente— Ouro Preto, Salvador, Recôncavo Baiano, Hong Kong, Estados Unidos e Portugal, lugares escolhidos pela forte relação com a narrativa do trabalho de Varejão. O filme revela o processo criativo, as conexões estabelecidas e as muitas referências presentes nas obras dessa artista singular.
A Flor do Buriti
Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a ditadura militar, o Estado brasileiro incitou muitos dos sobreviventes a integrar uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sagrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência. O filme exibido em Cannes deste ano, tem direção assinada por João Salaviza e Renée Nader Messora.
A Paixão Segundo G.H.
Dirigido por Luiz Fernando Carvalho e estrelado por Maria Fernanda Cândido, o filme é baseado no clássico romance homônimo de Clarice Lispector. Em 1964, após viver o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, despede a empregada doméstica e decide, ela mesma, arrumar seu apartamento, começando pelo quarto da ex-funcionária. Ali, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via crucis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias de hoje.
Anatomia de Uma Queda
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, Anatomia de Uma Queda conta a história de Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, que no último ano viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. Aos poucos, o julgamento se transforma não apenas numa investigação das circunstâncias da morte, mas em uma jornada psicológica e perturbadora às profundezas da conturbada relação entre Sandra e Samuel.
Evil Does Not Exist
Takumi e a filha, Hana, vivem em um vilarejo nos arredores de Tóquio. Lá, gerações de famílias levam uma vida simples, ditada pelos recursos e ciclos da natureza. Takumi descobre que duas grandes empresas planejam construir, perto de sua casa, um local que será um camping de luxo para turistas que desejam “escapar” da cidade. Mas a construção terá impacto no fornecimento de água e será uma ameaça ao equilíbrio ambiental do lugar.
Baseado em fatos, o filme narra a história do relacionamento entre o maestro e compositor Leonard Bernstein (1918-1990) e a atriz Felicia Montealegre Cohn Bernstein (1922-1978). Uma carta de amor à vida e à arte. Um retrato sobre a família e o amor. A direção e protagonismo ficam por conta de Bradley Cooper no papel de Leonard e grande elenco como Carey Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman.
Meu Sangue Ferve por Você
Dirigido por Paulo Machline, o filme se passa em 1979, quando o cantor Sidney Magal (Felipe Bragança) está no auge da carreira. Durante um programa de televisão, ele conhece Magali (Giovana Cordeiro) e, encantado pela moça, decide conquistá-la. Mas, para isso, terá de vencer a resistência do empresário, Jean Pierre (Caco Ciocler), e a desconfiança de amigos, dos familiares e até da própria Magali.
Tia Virgínia
Com direção do goiano Fabio Meira, Vera Holtz dá vida à Virgínia, uma mulher de 70 anos que não se casou nem teve filhos. Ela é convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (Arlete Salles e Louise Cardoso, respectivamente) a se mudar de cidade para cuidar dos pais. Acompanhamos um único dia de sua vida: quando ela se prepara para receber as irmãs para celebrar o Natal.