
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), situado no Centro Histórico de Salvador, está previsto para ser reaberto no dia 6 de novembro, com a exposição “Um Defeito de Cor”. A mostra faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, calendário de eventos divulgado pelo prefeito Bruno Reis (União), no dia 31 de setembro.
Segundo a prefeitura, a exposição foi selecionada para marcar a reabertura do Muncab “devido à sua relevância artística, histórica, literária e cultural, além da capacidade de promover a compreensão, o diálogo intercultural e o fortalecimento do museu como um polo cultural de destaque”.
A mostra “Um Defeito de Cor” é baseada no livro da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Ele conta a história de uma africana escravizada chamada Kehinde que, depois de se libertar, viaja ao Brasil em busca de seu filho.
Para a diretora do Muncab, Cíntia Maria, reabrir o museu com a exposição “é um presente para Salvador”. “Isso demonstra o reconhecimento da importância do museu como uma instituição cultural vital para a cidade e para a promoção da cultura afro-brasileira. O Muncab reabre suas portas para compartilhar o tesouro cultural afrobrasileiro com o mundo”, afirmou.