
A indústria de videogames evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, boa parte das desenvolvedoras está dando mais importância para a produção de títulos que garantem uma rentabilidade significativa, o que acaba saturando o mercado com centenas jogos genéricos sendo lançados todos os anos. Leslie Benzies, um veterano da Rockstar que deixou sua marca com a icônica série Grand Theft Auto, está ciente de que o setor está passando por um momento extremamente difícil. No entanto, o profissional acredita que a solução para todo esse problema está em saber o que os usuários realmente querem.
A situação é difícil, mas Benzies acredita que tudo isso pode ser resolvido adotando uma abordagem diferente para o desenvolvimento. “Hoje em dia, você tem que revisar suas análises. Você tem que ver o que as pessoas querem jogar… Eu acho que nós, como indústria, temos que ser mais inteligentes em saber, ‘as pessoas realmente vão querer jogar isso?’”. Embora seja verdade que esse pensamento pode levar a seguir tendências em videogames, o atual diretor da Everywhere e da MindsEye ressalta que a ideia não deixa a experimentação de lado.
De fato, alguns criativos acreditam que a indústria poderia melhorar se os desenvolvedores ousassem quebrar moldes estabelecidos. Para Benzies, no entanto, isso pode acontecer naturalmente, já que “poderíamos nos desviar do assunto e as pessoas não gostarem”.A Build a Rocket Boy criou uma tecnologia para testar qualquer coisa que a equipe crie: “Esse é um dos benefícios do Arcadia [sistemas de conteúdo gerado pelo usuário do estúdio]. Podemos criar níveis pequenos, quase de teste, gastar um milhão de libras construindo algo e, se tiver um bom engajamento, criaremos uma produção adequada para isso”.
Esse pensamento não é unânime, no entanto. Outras vozes da indústria estão pedindo o desenvolvimento de títulos completamente diferentes do que normalmente vemos hoje. Por um lado, o diretor de Helldivers 2 garantiu que o setor está condenado a demissões brutais enquanto os estúdios seguirem as tendências, incentivando, assim, a experimentação nos jogos. Por outro lado, o diretor do Astro Bot lembra que “os jogadores têm uma lista de jogos pendentes” e, portanto, são necessárias experiências menores que não durem dezenas de horas.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!