NESTA TERÇA E QUARTA – Artistas debatem democracia e direito à cultura em Conferência Municipal



Todas as propostas discutidas em Tangará serão levadas ao Estado

O encontro será no Centro Cultural, a partir das 18h

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Tangará da Serra, através do Conselho Municipal de Cultura, realiza nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de setembro, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro será no Centro Cultural, a partir das 18h, com credenciamento dos participantes.

Nestes dois dias, autoridades locais, artistas e comunidade em geral debaterão o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, através de seis eixos temáticos, sendo eles:

  • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
  • Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
  • Identidade, Patrimônio e Memória;
  • Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
  • Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
  • Direito às Artes e Linguagens Digitais.

“Além das discussões em torno desses eixos, nós, de certa forma, revisaremos o Plano Municipal de Cultura, e enviaremos através dos delegados que serão eleitos para a Conferência Estadual de Cultura, as pautas que a comunidade irá achar pertinente, para que, além de revisar o Plano Municipal, seja revisto também o Plano Estadual de Cultura”,

explica o coordenador de Cultura, Paulo César Desidério.

Todas as propostas discutidas em Tangará da Serra serão levadas, através dos delegados escolhidos, à 5ª Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá entre os dias 24 a 26 de outubro, em Cuiabá. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), vai reunir representantes do poder público e da sociedade civil para debater, avaliar e propor diretrizes e ações para as políticas culturais em Mato Grosso, também em alinhamento com o tema nacional ‘Democracia e Direito à Cultura’.

“Convido toda a classe artística, todos os interessados, todos aqueles que são fazedores de cultura aqui no nosso município, a estarem prestigiando e participando. É muito importante, a hora de falar, discutir, trazer sua recomendação, sugestão, reclamação, é agora, é no momento da nossa conferência”.

Posteriormente a realização das conferências, estados e municípios participarão da Conferência Nacional de Cultura, agendada para 4 a 8 de março de 2024, em Brasília.

Diário da Serra

Notícias da editoria


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *