Capa da GQ Brasil de outubro, Fabio Assunção foi surpreendido quando chegou ao ensaio fotográfico que acompanha a edição. Ao adentrar o Galpão 8, na zona norte paulista, ele foi abordado por Rosângela Oliveira, 53, auxiliar de limpeza no local. Ela o presenteou com uma pulseira prateada com símbolos da cultura iorubá, como a figa, que significa proteção, e a borboleta, que representa a liberdade.
“Eu o acompanho há anos e não sabia que estaria aqui hoje. Sei da sua conexão com os orixás. É uma dessas coisas sem explicação”, afirmou ela. Emocionado com o presente, o ator de 52 anos usou o item durante boa parte do ensaio
Fabio Assunção não se define como religioso, porque religião “demanda rito e a presença constante em um lugar”. Conta que tenta se conectar com o plano superior de alguma forma e a maneira escolhida perpassa os preceitos de Obàtálá, considerado o criador da humanidade nas religiões de matriz africana.
“Tenho uma relação com os orixás e a natureza. Se bate um vento, já penso em Oyá, Iansã”, explicou dele durante a entrevista.
Ele relembrou um episódio vivido durante as gravações do filme Motel Destino, de Karim Aïnouz, em Beberibe, no Ceará. O longa-metragem, ainda inédito, deve estrear no ano que vem. “Tomei um banho de rio com meu filho (João Assunção) e, assim que entrei na água, senti que se tratava do território de Oxum, mesmo sem saber direito o que isso significa.”
“Deixei os problemas para fora, a carga pesada que carregamos, e a conversa ganhou outro sentido. Busco estabelecer vínculos com essas forças que existem ao nosso redor, e ninguém vai me dizer no que posso acreditar. Não gosto de seguir coisas que não estou sentindo, por isso não me defino como religioso. A religião tem polarizado a sociedade, feito as pessoas se odiarem”, diz.
Onde adquirir a GQ de outubro
Leia a entrevista completa na última GQ Brasil. A edição de outubro, que chega às bancas nesta sexta-feira (6), já está disponível no aplicativo Globo+ e na loja virtual, com entrega para a Grande São Paulo e para Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Para quem ainda não é assinante, vale aproveitar o combo assinatura + acesso à Confraria GQ, com 40% de desconto.