A General Motors (GM) está investindo em API (interface de programação de aplicações) que deve fornecer tecnologia necessária para criação de novos softwares. Com isso, a montadora estima que desenvolvedores utilizem a plataforma para criar aplicativos voltados ao setor automotivo.
Chamada de uServices, a API da GM não será recurso exclusivo. Como parte da Connected Vehicle Systems Alliance (COVESA), a tecnologia estará disponível de forma universal – permitindo que todos os concorrentes acessem os softwares disponíveis.
publicidade
Leia mais:
Esses softwares padronizados deverão “acessar com segurança os sistemas do veículo de qualquer lugar”, afirma a montadora. Além disso, a API deve trabalhar com o protocolo de código aberto, o uProtocol – lançado no início do ano.
Com esses dois recursos, a GM pretende impulsionar o mercado de Veículos Definidos por Software (SDVs, na sigla em inglês), que visa se tornar plataforma abrangente onde diversas montadoras compartilham suas respectivas tecnologias, contribuindo para o crescimento do ecossistema.
Veículos Definidos por Software
- No início do ano, a GM anunciou a criação de seu protocolo de software de código aberto;
- Esse recurso tem como foco permitir que outras montadoras e empresas relacionadas ao setor automotivo contribuam para a expansão do serviço — contribuindo no desenvolvimento de seus próprios sistemas;
- Agora, o uServices vai integrar o sistema, com enfoque na criação de aplicativos para os veículos da GM.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mês de setembro apresentou a melhor média diária do ano no que diz respeito ao total de veículos vendidos em 2023. Com 9,9 mil unidades comercializadas, o número marca um período de estabilidade, segundo avaliação da entidade.
Leia a reportagem completa aqui
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!