Novo game desafia The Sims com um toque de realismo


Novo game desafia The Sims com um toque a mais de “vida como ela é” | Fast Company Brasil

Novo título da Krafton aposta no realismo e na diversidade cultural para criar uma alternativa global à famosa franquia

Crédito: Krafton

Eve Upton-Clark

2 minutos de leitura

Passei incontáveis horas – talvez até semanas – criando personagens em The Sims, construindo casas, formando famílias e acompanhando suas vidas. Agora, um novo game de simulação surge com a promessa de oferecer uma experiência diferente e expandir o gênero para um público global.

Lançado em 28 de março por US$ 40, inZOI rapidamente conquistou as primeiras posições entre os títulos mais desejados e mais vendidos da Steam. Seu grande diferencial está na personalização ultradetalhada dos personagens, expansões gratuitas e um mundo imersivo focado no realismo.

Enquanto The Sims adota um visual cartunesco e um tom mais leve, inZOI aposta em gráficos realistas e uma jogabilidade mais contemplativa, na qual as interações do dia a dia são o grande destaque.

Criado para um público global, o jogo se diferencia pelos pequenos detalhes culturais. No game, por exemplo, os personagens tiram os sapatos ao entrar em casa e as cidades foram inspiradas em Seul e Santa Mônica.

Veja também

Além disso, os ambientes trazem referências autênticas: a geladeira pode estar cheia de tteokbokki – uma típica comida de rua da Coréia do Sul feita com bolinhos de arroz – e os personagens usam roupas inspiradas no streetwear coreano.

Essa atenção aos detalhes reflete a visão de Hyungjun “Kjun” Kim, CEO da Krafton, estúdio responsável pelo jogo. “Eu sentia muitas barreiras culturais jogando ‘The Sims’”, contou Kim em entrevista à “Bloomberg”.

Ele passou anos desenvolvendo RPGs online, mas, em casa, jogava The Sims com seu filho. Até que, um dia, o menino perguntou: “por que não existem outros jogos assim?”. A dúvida ficou na cabeça de Kim – e foi assim que nasceu a ideia de inZOI.

Crédito: Krafton

Desde o início, a Krafton buscou a opinião da comunidade de The Sims para entender melhor o que os jogadores esperavam de um novo game de simulação de vida.

A empresa enviou computadores para criadores de conteúdo especializados no jogo, incentivando-os a fazer transmissões ao vivo e compartilhar suas impressões sobre inZoi. Além disso, fãs participaram de um servidor no Discord onde puderam sugerir recursos que sentiam falta – como uma maior diversidade de estilos de cabelo.

A franquia The Sims sempre foi uma mina de ouro para a Electronic Arts (EA). O game já gerou mais de US$ 5 bilhões em receita e, mesmo após mais de uma década desde o lançamento de The Sims 4, ainda atraiu mais de 15 milhões de novos jogadores apenas em 2024.

Crédito: Electronic Arts

Sem previsão para o lançamento de uma sequência, a EA tem apostado em pacotes de expansão para manter o interesse dos jogadores. Essa estratégia, no entanto, abriu uma brecha no mercado – que inZOI pretende preencher.

Mas, se a Krafton esperava que The Sims perdesse relevância, pode ter se enganado. Segundo o site “The Gamer”, The Sims 4 bateu seu maior número médio de jogadores na Steam em fevereiro de 2025. A expectativa pelo lançamento de inZOI pode ter reacendido o interesse dos fãs pelo clássico da EA.

Seja como for, uma coisa é certa: o gênero de simulação de vida nunca esteve tão vivo, e a disputa entre The Sims e inZOI está apenas começando.


SOBRE A AUTORA

Eve Upton-Clark é jornalista especializada em cultura digital e sociedade. saiba mais



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *