A partir desta quinta-feira (16) Novo Hamburgo recebe a quarta edição do Aldeia Sesc, evento que vai levar diversas atrações culturais para a Praça do Imigrante até domingo (19). Organizado pelo Sesc e pela Secretaria de Cultura (Secult) do município, traz para a cidade artistas de diferentes estilos e marca o encerramento nacional do evento, que foi realizado em 19 cidades do país.
Com o tema Brasilidades, o Aldeia Sesc vai trazer para a cidade atrações que celebram a diversidade do país, como destaca a diretora do Sesc Novo Hamburgo, Miriam da Rosa Plentz. “Ele tem o objetivo de falar da pluralidade, da diversidade, é uma temática bem abrangente que fala dessa diversidade, dessa mistura que tem a cultura brasileira.”
No Rio Grande do Sul o festival Aldeia passou por cinco cidades, sendo que Novo Hamburgo será o último município a receber o evento em todo país. Miriam destaca que o evento terá como um dos objetivos realizar uma conexão entre os diferentes artistas que se apresentarão.
“Fala muito de mostrar a produção cultural da nossa aldeia, então vamos contar com apresentações de artistas locais, regionais, e olhar aquilo que a gente produz e promover um intercâmbio ao longo desses dias”, ressalta ela ao falar sobre a presença de artistas hamburguenses e outros de expressão estadual e até nacional.
Diversidade em palco
Entre os artistas confirmados estão a cantora Tati Portella,que fará tributo a Tim Maia e o espetáculo de teatro musical “A Sbørnia Kontra`Atracka. A cultura negra do Estado também estará representada no espetáculo “Ilodê” que será apresentado por Loma, Nina Fola, Marietti Fialho e Glau Barros, quatro das principais vozes negras do estado.
O Nordeste também ganha espaço com o espetáculo teatral “Lampião e Maria Bonita” do Grupo Mosaico Cultural. “A expectativa é a melhor possível, é um evento que já se consolidou na cidade e faz parte do nosso calendário municipal.”
Com chuva
Mesmo com a previsão de chuvas, os organizadores garantem que todas as atividades vão acontecer. Isso porque, para a realização do Aldeia Sesc Novo Hamburgo, os organizadores utilizaram a mesma estrutura montada na Praça do Imigrante desde a Feira do Livro da cidade e foi utilizada também durante a Virada Cultural da cidade.
Além dos shows, também estão previstas atrações voltadas para o público infantil, além de palestras e atividades físicas. As escolas de samba de Novo Hamburgo se apresentam no domingo com seus grupos Show.