NOVO HONDA ACCORD ADVANCED HYBRID, UM AVANÇO EM TECNOLOGIA (COM VÍDEO)


A 11ª geração do Honda Accord chega importado em versão única com propulsão híbrida por R$ 324.900 e tem apenas as três cores clássicas: prata Esterlina metálico, preto Cristal perolizado e branco Topázio perolizado. Mas certamente irá agradar ao público-alvo, pois oferece tecnologia avançada no sistema híbrido, maior conforto pelo espaço interno e mais sofisticação pelos equipamentos e materiais utilizados.

Assista ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.

O sedã cresceu 67 mm em relação a versão anterior no comprimento total, mantendo o entre-eixos de 2.830 mm, dessa maneira a primeira impressão é de um carro bem alongado com grande volume no compartimento do motor e teto com caimento ao estilo cupê, com a inclinação do vidro vigia tendo continuidade na tampa do porta-malas.

Aspecto alongado da carroceria com longo capô do motor chama atenção no primeiro contato

Por todos os ângulos que se observa nota-se seu porte avantajado, mas sem perder a elegância em suas linhas. O vinco horizontal abaixo da linha de cintura aumenta o carro no espectro do comprimento. As folgas entre os painéis de portas, capô e porta-malas com a carroceria foram diminuídas, o que por um lado é maior dificuldade construtiva, e por outro traz mais elegância ao veículo, além de aumentar a qualidade percebida.

O farol utiliza tecnologia de LED e tem formato estreito com incorporação da luz de rodagem diurna e acendimento automático, inclusive para o facho de luz alta. As grades frontais têm linhas horizontais, aumentando o aspecto da largura de 1.862 mm. O capô rebaixado em forma de cunha melhora a aerodinâmica pela porção dianteira.

Frente com linhas minimalista e faróis em LED dispensam faróis de neblina

Na traseira, a lanterna em LED possui complemento na tampa do porta-malas para interligar as duas lanternas, sendo parcialmente iluminada. O para-choque envolve toda carroceria, possui refletores na parte inferior e moldura em preto brilhante no fechamento inferior.

Traseira é bem iluminada e luz de neblina no lado esquerdo inferior

Pela lateral, a moldura em preto brilhante na parte inferior conecta os para-choques dianteiro e traseiro. O friso cromado circundando parcialmente as janelas, juntamente com as rodas de face polida provocam o brilho necessário a um veículo dessa categoria. No fechamento das caixas de rodas a Honda adotou o conceito de chapa rebatida, dando maior estabilidade dimensional à carroceria, que para o consumidor se traduz em maior percepção de qualidade.

Traseira em estilo sedã-cupê

A tecnologia híbrida (gasolina + elétrica) da Honda já foi apresentada nas avaliações do Honda Civic Hybrid, e o novo Accord traz um avanço do que já foi visto. O conjunto propulsor elétrico substitui o tradicional câmbio automático por um e-CVT que possui dois motores elétricos montados em eixos paralelos, não em série como o Civic Hybrid, gerando 184 cv de potência máxima e 34,1 m·kgf de torque máximo. Em velocidade até 60 km/h a tração para as rodas dianteiras é feita preferencialmente pelo conjunto elétrico.

Motor a combustão acoplado ao e-CVT mostra a nova tecnologia do veículo topo de gama da Honda

O motor a gasolina 2-litros de 4 cilindros em linha com duplo comando de válvulas (acionamento por corrente) e 16 válvulas trabalha no ciclo Atkinson  com injeção de combustível direta. De aspiração atmosférica, a taxa de compressão é bem alta, nada menos que 13,9:1.

A potência máxima é de 146 cv a 6.100 rpm e o torque máximo, 19,2 m·kgf a 4.500 rpm. A Honda não divulga a potência combinada pois a maneira como a energia chega às rodas nem sempre utiliza a potência e torque máximo dos dois conjuntos. Todavia, no Accord híbrido anterior, de mesmo moto — 145 cv e 17,8 m·kgf —r, a potência combinada é de 212 cv, podendo-se, com esse número, ter uma ideia dessa potência no Accord Advanced Hybrid.

Aerodinâmica desenhada para favorecer a eficiência energética

A Honda também não divulga os números de desempenho dos seus veículos no Brasil, mas é certamente um veículo que acelera de 0-100 km/h em menos de 8 segundos e tem velocidade máxima próxima de 200 km/h.

A comutação entre os motores elétricos e combustão é imperceptível ao motorista, podendo ser visualizada através de tela específica na central multimídia, ou nos gráficos oo quadro de instrumentos. Somente com esses recursos é possível saber quando o motor a combustão está trabalhando para propulsionar o veículo ou para manter a bateria de 1,05 kW·h carregada e esta enviar energia elétrica ao motor elétrico para prover a propulsão.

Console central abriga os controles de operação e condução do veículo

Toda essa complexidade de funcionamento visa melhorar a emissão de gases, que para os olhos do consumidor significa melhor consumo de combustível. Os números homologados junto ao Inmetro indicam 17,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Durante a avaliação de cerca de 250 km (cidade/estrada) o consumo acumulado foi de 16,5 km/l, mas certamente em trajetos exclusivamente urbano esse veículo deve ultrapassar 25 km/l.

O sistema de gerenciamento de carga permite comutar em três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). Em EV Drive o veículo utiliza toda carga da bateria até que o motor a combustão seja acionado, mas nesse modo o alcance não é alto. No modo Hybrid o sistema gerencia automaticamente a carga da bateria e utilização do motor a combustão, e finalmente o modo Engine Drive permite manter a bateria em seu estado máximo de carga para ser consumida em trecho urbanos.

Em velocidade de cruzeiro o motor a combustão assume o comando dada a sua melhor eficiência

Para condução o novo Accord Advanced Hybrid tem quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual, onde a resposta do pedal do acelerador, esforço do volante de direção e alteração da estratégia de funcionamento dos motores é alternada. É curioso acelerar em modo Sport e perceber a simulação de trocas de marchas que o sistema impõe, assemelhando-se de um veículo com câmbio robotizado por dupla embreagem. Pena que o indicador de modo de carga no quadro de instrumentos não alterne para um conta-giros, como visto no Haval H6.

A carga da bateria é feita apenas pelo motor a combustão ou regeneração de energia nas desacelerações e frenagens. As borboletas atrás do volante modificam a intensidade de regeneração em seis níveis, sendo que o maior é muito próximo a uma frenagem leve. Nessa situação as luzes de freio são acionadas para alertar quem vem atrás que o carro está sendo freado..

Bom espaço interno e localização dos comandos bem estudada; volante multifuncional permite controlar quase que todas as configurações de condução e visualização

A rodagem do veículo com pneus 235/45R18 é bem silenciosa em todos os tipos de asfalto e níveis de aceleração ou modos de condução. A suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira está muito bem ajustada para o nosso piso e suporta bem os 1.605 kg de peso em ordem de marcha do veículo. A rolagem da carroceria é bem controlada e a movimentação entre os eixos está bem equilibrada, trazendo conforto. A bitola traseira foi aumentada em 10 mm e o conforto é realçado com novas buchas da suspensão. traseira, capazes de absorver melhor as irregularidades do piso.

Rodas com face diamantada aumentam o brilho do veículo

Dinamicamente ,o veículo conta com sistema de vetorização por torque em curvas para maior segurança, e com o Honda Sensing, que inclui radar e câmera dianteiros para os sistemas de auxílio ao motorista, como permanência e centralização em faixa, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e animais com frenagem autônoma para mitigação de riscos, assistente de ponto cego no retrovisor direito com exibição de imagem na tela do multimídia. Conta ainda com sensores de estacionamento, monitoramento de atenção do motorista, pressão dos pneus, assistente de partida em aclive, luzes de emergência em frenagens com alta desaceleração. O controle de velocidade de cruzeiro do tipo adaptativo conta com sistema anda e para, aumentando o conforto e segurança em tráfego pesado.

O espaço interno é bem generoso para os cinco ocupantes e os revestimentos dos bancos, painel de instrumentos e painéis de portas demonstra bom gosto e é agradável ao toque. O conforto nos bancos dianteiros é muito bom e os ajustes elétricos dos bancos e manual do volante de direção facilitam encontrar a melhor posição de dirigir. A posição do banco e principais ajustes pode ser armazenado em até duas posições de memória. E pelo lado da segurança, o veículo oferece oito bolsas infláveis.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O sistema de ar-condicionado de duas zonas com saída de ar-climatizado para a traseira tem comando digital e automático, o funcionamento é bem silencioso, o fluxo de ar é bem distribuído pelos difusores do painel de instrumentos. Há interligação com o teto solar panorâmico de modo a fechá-lo quando o ar-condicionado está em operação.

O quadro de instrumentos é totalmente digital e configurável e o veículo conta com projeção de informações no para-brisa (head-up display). Na configuração tradicional de mostradores analógicos o velocímetro fica à esquerda e o medidor de energia a direita, inexistindo opção de conta-giros.

Silhueta do veículo tem linhas clássicas

O novo Honda Accord Advanced Hybrid deve atender os anseios dos consumidores que não ficaram satisfeitos com o espaço interno e principalmente porta-malas do Honda Civic Hybrid, visto que este sedã tem 574 litros de capacidade de bagagem e ainda pode transportar 515 kg de carga total.

As linhas do interior e exterior são bem clássicas e chama a atenção por onde passa desfilando sua elegância. É um carro para poucos e será admirado por muitos.

GB

FICHA TÉCNICA HONDA ACCORD ADVANCED HYBRID 2024
MOTOR  COMBUSTÃO INTERNA
Designação 2.0 DI DOHC 16V e: HEV
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variação de fase e de levantamento de válvulas de admissão e escapamento pelos perfis de ressaltos do comando de válvulas diferentes, ciclo Atkinson, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, ciclo Atkinson, injeção direta, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 81 x 96,7
Cilindrada (cm³) 1.993
Taxa de compressão (:1) 13,9
Potência máxima (cv/rpm) 146/6.100
Torque máximo (m·kgf/rpm) 19,2/4.500
PROPULSÃO HÍBRIDA
Tipo Híbrido em série
MOTOR ELÉTRICO
Tipo Síncrono, ímã permanente, trifásico
Potência (cv) 184
Torque (m·kgf) 34,1
Potência combinada (cv) n.d.
Bateria, tipo Íons de lítio
Capacidade (kW·h) 1,05
Frenagem regenerativa 6 níveis, ajustáveis por borboletas atrás do volante
TRANSMISSÃO
Tipo e-CVT
Conexão motor a combustão-transeixo Direta permanente, tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, relação variável
Voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo produzido por bomba dedicada
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/312
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente de frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7Jx18 (estepe de aço)
Pneus 235/45R18W
Estepe Temporário T135/80D17M
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.625
Carga útil 515
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro de alumínio e traseiro de aço, apoiados em coxins hidráulicos
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal (calculada, m²) 2,17
Área frontal corrigida (m²) 0.630
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.971
Largura sem espelhos 1.862
Altura 1.459
Distância entre eixos 2.830
Distância mínima do solo 134
Ângulos de entrada/saída (º) 14,7 / 18,8
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 574
Tanque de combustível 48,5
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 17,8
Estrada (km/l) 16,1
CONTEÚDO DO HONDA ACCORD DVANCED HYBRID 2024
CONFORTO E COMODIDADE
Acendimento automático dos faróis
Ajuste automático de altura dos faróis
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Ajustes automáticos de preferências por usuário
Ar-condicionado digital automático de duas zonas e saída para o banco traseiro
Banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos
Banco traseiro Bipartido 60:40
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Bancos com estabilizador corporal
Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
Cancelador ativo de ruídos
Carregador por indução (wireless) para celular (15 W)
Comando elétrico de abertura interna do porta-malas
Controles de áudio e botão de assistente de voz no volante
Desligamento automático dos faróis após 15 segundos
Espelho retrovisor eletrocrômico
Jogo de tapetes com trava antideslocamento (carpete)
Lembrete de cintos de segurança desatados (dianteiros e traseiros)
Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro.
Molas a gás para sustentação do capô aberto
Multimídia 12.3” com interface para smartphones com Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth (ligações e áudio), função curva a curva (navegação do smartphone no painel de instrumentos).
Painel de instrumentos com acabamento macio
Painel digital TFT 10.2″ de alta resolução
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida do motor por botão
Partida do motor remota
Porta óculos
Porta-luvas com tampa de abertura amortecida e iluminação
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos do motorista e do passageiro
Portas USB-C de 3 A, duas dianteiras e duas traseiras
Projetor de informações no para-brisa
Revestimento dos bancos, volante e das portas em couro
Seleção de modo de direção: ECON, NORMAL, SPORT e INDIVIDUAL
Seletor de modo EV – Priorize a tração elétrica e o carregamento das bateria
Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com um toque em todas as portas
SEGURANÇA
HONDA SENSING
Alarme de segurança com imobilizador de motor
Assistente de frenagem de emergência
Assistente para redução de ponto cego
Assistente de partida em aclives
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e para joelhos (8)
Cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça em todos os lugares do veículo
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Controle de estabilidade e tração
Engates rápidos Isofix com ponto de fixação superior para dois bancos infantis
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática na paradas
Freios com distribuição eletrônica das forças de frenagem
Frenagem automática de emergência
Monitor de atenção do motorista
Monitoramento da pressão dos pneus
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro com aviso sonoro e luminoso
Sinalização de frenagem de emergência
Sistema de gerenciamento de movimento do veículo
Sistema de mitigação de saída de pista
Sistema de permanência na faixa
ACABAMENTO EXTERNO
Antena tipo barbatana de tubarão
Carcaça dos espelhos retrovisores na cor do veículo
Chave com função Smart Key com controle remoto, partida à distância e travamento e destravamento das portas por sensor de aproximação na chave.
Espelhos retrovisores com rebatimento elétrico
Faróis e luzes de rodagem diurna de LED
Grade dianteira ativa e automática
Lanternas traseiras de LED
Limpador de para-brisa com função intermitente e sensor de chuva e lavadores integrados
Repetidoras de setas nos espelhos
Teto solar elétrico
CORES
Branco topázio perolizado, prata Esterlina metálico e preto Cristal perolizado


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *