NWSL, liga de futebol feminino dos EUA, dá um grande salto com novo contrato de direitos de transmissão


A National Women’s Soccer League, NWSL, a liga de futebol feminino dos Estados Unidos, fechou um acordo histórico. Assinou por quatro anos com algumas das maiores redes de transmissão americanas: ESPN, CBS Sports, Prime Video e Scripps Sports, em um contrato de transmissão que tem potencial de mudar a modalidade no país. O acordo é local, ou seja, vale apenas para os Estados Unidos. A liga planeja fazer a venda de direitos internacionais.

O contrato de quatro anos com cada um dos parceiros tem a obrigação de que cada um deles transmita ao menos 20 jogos por temporada em suas plataformas a partir da próxima temporada. O valor total é de US$ 60 milhões por ano, somando as quatro empresas que dividirão a transmissão. O tempo do contrato também é uma vitória: acaba justamente em 2027, ano que haverá a Copa do Mundo Feminina que deve impulsionar ainda mais um próximo contrato.

Os torcedores terão jogos na sexta-feira à noite no Prime Video e dois jogos em horário nobre no sábado na rede ION Spripps. Além disso, um número de jogos da temporada regular será transmitido pela CBS e no Paramount+ em streaming, com a CBS Sports transmitindo partidas adicionais. A ESPN, que é o maior canal de esportes dos Estados Unidos, irá mostrar jogos em toda a sua rede: a ABC (canal aberta), ESPN, ESPN2, ESPN Deportes e também via streaming no ESPN+, em inglês e espanhol.

Os jogos que não forem mostrados por nenhuma dessas redes serão transmitidos pela própria liga, em um pacote produzido e distribuído pela NWSL diretamente ao consumidor. Os acordos irão dobrar o número de câmeras presentes nos Estádios, o que irá ajudar no uso do VAR para revisão de lances, o que é um avanço importante para a qualidade do jogo.

O draft da NWSL será transmitido pela ION, da Scripps, em janeiro de 2024. Ainda não há uma data para o evento. A ideia é transformar o draft em um evento importante como já acontece com a MLS e com os outros esportes americanos. No caos do futebol feminino, esse deve ser um chamariz importante, já que a modalidade é muito praticada tanto nas escolas quanto nas universidades americanas.

Nos playoffs, o Prime Video e a CBS mostraram um jogo das quartas de final cada um, enquanto a ESPN/ABC e a CBS irão mostrar as outras duas quartas de final. Nas semifinais, a transmissão será da ESPN/ABC e da CBS. A grande final será transmitida pela CBS, com streaming via Paramount+ disponível.

O contrato é uma grande vitória do futebol feminino dos Estados Unidos, que terá uma visibilidade nunca vista antes na NWSL. CBS e ESPN, especialmente, são emissoras de largo alcance no país e que podem ajudar muito na divulgação da liga e da modalidade como um todo, ainda mais com os planos do país de sediar a Copa do Mundo novamente em 2027.

A liga já tinha conseguido um ótimo acordo com a EA Sports para estar presente na principal franquia de futebol dos videogames, a série FIFA, que agora é EA FC 24. Com a transmissão mais abrangente da liga, combinada com essa divulgação natural dos videogames, a liga só tem a ganhar comercialmente.

Venda de direitos internacionais é prioridade, segundo comissária

“NWSL é a estrela brilhante e a principal propriedade que temos”, disse o presidente da CBS Sports, Sean McManus. A rede tem também outras ligas importantes no esporte feminino, como a WNBA, o basquete da NCAA (esporte universitário) e a LPGA, a associação de golfe feminino.

Segundo Jessica Berman, comissionária da NWSL, tratar sobre a venda de direitos de TV internacionais é uma prioridade para a liga, porque há uma audiência global para o esporte. Os direitos internacionais podem adicionar uma receita extra importante para a liga e as franquias.

A NWSL Players Association, o Sindicato das Jogadoras, também comemorou o acordo. “Estamos felizes em ver um aumento da visibilidade das nossas atletas por quatro parceiros de mídia dentro dos termos do novo acordo anunciado pela NWSL hoje”, diz a nota.

“As jogadoras merecem uma produção de qualidade e parceiros que estejam à altura da qualidade de jogadoras que entregam desempenho de classe mundial.  Estamos ansiosos para discutir com a NWSL sobre como esta receita recorde irá impactar as jogadoras diretamente”.  

Principais benefícios do novo acordo de TV da NWSL

O novo acordo permitirá que a NWSL se torne financeiramente mais forte para os próximos anos. A liga já é atraente e tem muitas jogadoras de qualidade, mas recentemente a concorrência com a Europa ficou pesada. Ligas como a inglesa cresceram demais e se tornaram bastante fortes. A liga francesa e alemã também são fortes e a competição continental, a Champions League, é também motivo de muita atração às jogadoras. Com mais dinheiro de TV, as franquias da NWSL poderão competir ainda mais forte pelas jogadoras que por vezes vão para a Europa.

A NWSL é uma liga já famosa no mundo e atraente para muitas jogadoras, como as brasileiras. Na última convocação, o técnico Arthur Elias chamou oito jogadoras que atuam na NWSL: Rafaelle, Marta e Adriana, todas do Orlando Pride; Bruninha, do Gotham FC, Ary Borges, do Racing Louisville, Angelina, do OL Reign, Kerolin, do North Karolina Courage, e Debinha, do Kansas City Current.

Jogadoras latino-americanas devem se sentir muito mais atraídas ainda pelo mercado americano, até pela possibilidade de uma carreira universitária. Foi o que levou Rafaelle aos Estados Unidos pela primeira vez, por exemplo. É uma possibilidade que o esporte americano fica muito atraente. Isso se fortalece muito em um continente que tanto precisa de oportunidades.

Desafio de comunicação e integração para divulgar a liga

Quando uma liga está espalhada em quatro emissoras diferentes, um dos maiores desafios é a comunicação para informar ao torcedor onde ele pode assistir ao jogo do time dele. Será um esforço que a NWSL precisará fazer e, de preferência, usando algo que a NBA já faz muito bem: um acordo entre as emissoras para que elas divulguem entre si. No Brasil isso nunca aconteceu, mas é comum no mercado americano que a CBS fale da ESPN, que fala da Fox e assim por diante.

A temporada 2023 da NWSL está no fim e a decisão entre OL Reign, de Megan Rapinoe, e Gotham FC será neste sábado (11), com transmissão no Brasil do canal GOAT, no Youtube.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *