O Criciúma merece estar na elite do futebol brasileiro


Santa Catarina teve quatro participantes na Série A de 2015. Figueirense, Joinville, Avaí e Chapecoense estavam na elite do futebol brasileiro e o feito mostrava a força dos nossos times no cenário nacional. De lá para cá o futebol catarinense perdeu representatividade e o Criciúma, que ficou de fora da festa barriga-verde em 2015, é a nossa única esperança para termos um time na Série A na próxima temporada. E teve méritos para isso.

Estádio Heriberto Hülse antes da partida entre Criciúma x Sampaio Corrêa — Foto: Carlos Rauen/NSC TV

Estádio Heriberto Hülse antes da partida entre Criciúma x Sampaio Corrêa — Foto: Carlos Rauen/NSC TV

Depois da queda para a Série B em 2014, amargando o último lugar da competição, o Criciúma passou alguns anos onde a tônica do clube era a instabilidade política e as constantes trocas de técnicos e executivos, além de parcerias mal sucedidas no departamento de futebol. A chegada de Anselmo Freitas foi o começo de uma nova fase do Tigre, que culminou com a situação atual, às portas da do retorno da Série A depois de quase dez anos.

Não que o começo desta gestão tenha sido fácil. A queda para a Série B do Catarinense aconteceu já com Anselmo Freitas no comando. Ele assumiu em janeiro de 2021, com a renúncia de Jaime Dal Farra. Uma necessária reestruturação foi feita e os resultados começaram a aparecer. O Tigre conseguiu o retorno à Série B no final daquele ano. Mesmo com a saída de Anselmo Freitas em junho de 2022, alegando problemas de saúde, Vilmar Guedes, companheiro de diretoria, deu sequência ao bom trabalho.

Depois disso, o Criciúma retornou à primeira divisão catarinense, quase conseguiu o acesso à Série A em 2022, foi campeão catarinense em 2023 e está a um passo de subir para a elite do futebol brasileiro, sempre com Claudio Tencati no comando do time. O Criciúma é o principal clube do futebol catarinense, dentro e fora de campo. E o torcedor carvoeiro também tem muito mérito nessa caminhada. Vem lotando o Heriberto Hülse em todos os jogos e sábado terá a oportunidade de festejar o possível acesso em casa.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *