
Quem é ligado no setor de audiovisual muito provavelmente conhece a Dolby, empresa de tradição no desenvolvimento de tecnologias de som e reprodução de áudio nos mais diversos ambientes, de casas até salas de cinema.
Com frequência, a companhia apresenta novos padrões sonoros que ampliam a experiência do consumidor, sendo cada vez mais é capaz de reproduzir o resultado de equipamentos profissionais em um cômodo bem equipado.
Uma das novidades que contribui para isso é o Dolby Atmos FlexConnect, que proporciona uma experiência de som imersiva ao mesmo tempo em que traz uma maior facilidade na instalação.
O que é e para que serve o Dolby Atmos FlexConnect
O Dolby Atmos FlexConnect é uma tecnologia de configuração de equipamentos de som que combina o sistema de som de uma TV com alto-falantes sem fio, gerando uma experiência imersiva no consumo de música, programas de TV, séries ou filmes.
De acordo com a Dolby, o padrão foi criado porque nem todos os cômodos são aptos para uma configuração padrão de alto-falantes e soundbars, o que significa que nem sempre era possível ter a experiência Atmos prometida pela fabricante.
O “extenso e imersivo” prometido pela empresa é garantido por uma nova tecnologia que “espalha” o áudio por todas as caixas de som do cômodo para usar o máximo de desempenho possível de cada acessório, além de criar efeitos de áudio 3D realistas para que você sinta a direção de cada fala ou efeito sonoro.
Assim, se os alto-falantes da TV não forem tão potentes em graves, por exemplo, o Dolby Atmos FlexConnect “repassa” essas frequências para os alto-falantes sem fio mais capazes.
Já tradicional na indústria, a Dolby Atmos é uma tecnologia de imersão e expansão sonora que “transporta você para uma experiência de Som Espacial” — ou seja, para que você escute diálogos de pessoas em cantos opostos de uma sala saindo de pontos diferentes do sistema de som, ou então que explosões tenham um efeito ainda mais estrondoso para o espectador.
Para além de televisores, empresas como a Apple têm experimentado bastante com essa tecnologia, incluindo a experiência no Apple Music e em dispositivos como os fones de ouvido sem fim AirPods Max.
Por que o FlexConnect é tão impressionante?
O principal diferencial da nova tecnologia é a simplicidade na instalação. Configurar a experiência é intuitivo e rápido, bastando usar o próprio televisor e sem depender de outros aplicativos.
Segundo a Dolby, em poucos minutos a Smart TV automaticamente localiza os alto-falantes usando os próprios microfones, realiza testes de acústica para avaliar o ambiente e faz o pareamento com os acessórios.
(Fonte da imagem: Divulgação/Dolby)
Além disso, ao contrário de gerações anteriores, com o FlexConnect você pode colocar os alto-falantes em qualquer local do quarto ou sala, independente de posição, tamanho do ambiente ou até organização de móveis — com a possibilidade de eles serem sem fio, o que contribui para a organização do local.
O fim dessa obrigatoriedade é importante porque, anteriormente, era necessário ter soundbards mais caras para compensar o som ou até mesmo instalar alto-falantes na altura do teto para ter a experiência completa, algo custoso e que resulta em modificações no imóvel.
É possível ainda mudar essa configuração com o tempo, começando com apenas um alto-falante e passar para vários, caso você realmente goste do resultado.
Quando sai o Dolby FlexConnect?
Conteúdo Relacionado
Por enquanto, não há maiores informações sobre a disponibilidade do Dolby Atmos FlexConnect e nem que fabricantes de televisores inteligentes terão a compatibilidade com a tecnologia.
Ela foi apresentada em agosto deste ano e deve integrar modelos lançados a partir de 2024, com a TCL sendo a única fabricante confirmada até o momento.
Só que há uma má notícia nisso tudo: a tecnologia de som multidimensional mais acessível para qualquer layout de sala e configuração de alto-falante provavelmente exigirá uma TV completamente nova para você, que suporte o novo padrão.
Fonte: Dolby
Conteúdo Relacionado