Oficina de teatro para comunidades é o destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (19/2)


Por Julia Valeri*

Oficina de Teatro Corpo Excluído: Teatro nas Comunidades – Foto: Bruno Cassiano

Express Cultura desta segunda-feira (19/2) traz como destaque entrevista com ator e diretor Eduardo Adriano, do Núcleo Aberto de Teatro Experimental Nascimento (NATEN) e coordenador da Oficina de Teatro Corpo Excluído: Teatro nas Comunidades. Financiada pelo Fundo Municipal de Cultura e Turismo, o projeto atende bairros como Ribeirão Verde e Quintino Facci II, além de regiões como Simioni e Salgado Filho. Com duração de oito meses, as inscrições podem ser realizadas até o dia 1° de março, mas as aulas se iniciam nesta terça-feira (20/2). As atividades são gratuitas e serão nos centros culturais Céu das Artes e Quintino Facci II, oferecendo 20 vagas para cada turma em diferentes horários e em diferentes dias. As inscrições também gratuitas podem ser feitas neste link.  Mais informações pelo e-mail: [email protected].

Também estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Teatro 2023 do Teatro Santarosa, que oferece turmas para crianças, adolescentes e adultos, que ao final de cada semestre terão a oportunidade de apresentar um espetáculo. As turmas para crianças, de 6 a 11 anos, são das 14h às 16h. Para adolescentes, de 12 a 16 anos, as aulas são das 16h15 às 18h45. E para adultos, as turmas acontecem das 19h às 22h. Todas as aulas são ministradas às terças e quartas-feiras. O curso começa em fevereiro e se encerra em dezembro. Para ter mais informações, acesse o site www.teatrosantarosa.com.br

Também tem inscrições para audições do curso Estúdio de Ópera Minaz, um espaço voltado para estudantes de canto e jovens cantores que buscam iniciar sua profissionalização. A atividade é aberta para pessoas a partir de 16 anos, ou que vão completar 16 anos em 2024. Serão disponibilizadas 20 vagas para cantores, com os selecionados recebendo uma bolsa de estudos para aulas gratuitas de percepção corporal, prática de repertório, teoria musical e mais cinco modalidades. Essa é a última semana para realizar as inscrições, que se encerram nesta sexta, dia 24. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link disponível no Instagram @ciaminaz.

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o Espaço Escada promove oficinas gratuitas de escrita poética e desenho de observação. O curso Até Pulverizar os Olhos: Laboratório de Escrita Poética é com Jefferson Dias e Flora Nakazone e será nos dias 19, 20 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h, com 7 vagas disponíveis. Já Desenho de Observação: Olhar a Si Mesmo é com Paola Junqueira e em um único dia, 22 de fevereiro, das 10h às 17h, também com 7 vagas. Atenção para os requisitos específicos de cada oficina, como o envio de um poema favorito para a primeira e a necessidade de material de desenho e pintura, suportes, apoios e objetos reflexivos para a segunda. Para mais informações, o Espaço Escada disponibiliza o contato (16) 99730-6027. As inscrições devem ser realizadas pelo link disponível no perfil do Instagram @espaco.escada.

Nesta segunda-feira tem a tradicional roda de choro na Praça Quinze de Novembro. A roda reúne os integrantes do grupo Choro da Casa e outros músicos da cidade, a partir das 20h30, embaixo do relógio da praça. O evento é gratuito e, em caso de chuva, ele será transferido para debaixo da esplanada do Theatro Pedro II.

O Bar do Chorinho também tem música ao vivo, com o grupo Samba do Alabê, que toca grandes sucessos do samba. A apresentação será a partir das 19h30 no Bar do Chorinho, Rua Daniel Kujawski 588, no Jardim Macedo. O couvert artístico é de R$ 10,00.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *