“Os games são dispositivos para reforçarmos a nossa identidade e laços culturais”, afirma Márcio Tavares


“O Brasil tem histórias muito profundas da cultura para serem conhecidas. E elas podem ser contadas pela literatura, artes cênicas, cinema, séries e também pelos games. Eles são dispositivos para reforçarmos a nossa identidade e laços [culturais]. Também promovem o desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou nesta o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, nesta sexta-feira (10), no Mercado das Indústrias Criativas Brasileiras (MICBR) 2023. No evento em Belém, o Google Play na América Latina anunciou os dez estúdios de jogos selecionados pelo Indie Games Fund 2023.

A iniciativa tem como objetivo apoiar criadores de jogos para impulsionarem seus negócios. O investimento total é de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões), em dinheiro e suporte técnico.

O head de parcerias para jogos do Google Play para a América Latina, Daniel Trócoli, explicou como foi criado o fundo de investimento para desenvolvedores de jogos independentes. “Em todas as iniciativas que fizemos detectamos que passávamos o conhecimento para esses profissionais, mas eles enfrentavam dificuldades na aplicação desse conhecimento. Um dos grandes gargalos era a questão do acesso ao investimento. Por conta disso, precisavam investir grande parte do seu tempo trabalhando para terceiros”.

Foi o caso de Filipe Santos, fundador do estúdio Aoca Game Lab, de Salvador, um dos contemplados de 2022. “Saímos do módulo de sobrevivência, porque tínhamos de fazer muitos serviços para a empresa continuar acontecendo. Hoje a situação é bem diferente. Desse relacionamento com o Google, algo então impensável para a gente, faz você virar referência para outras empresas”, comentou.

O Indie Games Fund figura entre os programas que o Google Play promove para ajudar estúdios de menor porte. Entre eles está o Indie Games Accelerator, que oferece treinamento e orientação, e que contou com a participação de 29 estúdios latino-americanos. As inscrições para a nova edição estão abertas até 12 de dezembro.

“Quando o MinC ressurgiu, trouxemos uma coordenação específica para o setor de games e de políticas para o setor. Temos buscado estar em linha com aquilo que é mais inovador e é fundamental para o desenvolvimento da economia criativa brasileira”, completou Márcio.

Também estiveram presentes na cerimônia a gerente de Políticas Públicas do Google no Brasil, Juliana Moura Bueno; o gerente de Parcerias para Games do Google Play na América Latina, Rogers Reichert; o head de Parcerias para jogos do Google Play para a América Latina, Daniel Trócoli; o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes; e Rodrigo Antônio, da Diretoria de Formação e Inovação da Secretaria do Audiovisual (SAV). 

Confira a lista dos dez estúdios independentes, assim como seus jogos, selecionados para a segunda edição do Indie Games Fund:

  • 67 Bits, My Zombie World (Brasil)
  • Actoon Studio, Wind Peaks (Brasil)
  • Big Green Pillow, Slash Quest (Brasil)
  • Blu Studios, Farm vs Aliens (Brasil)
  • Creative Hands, Tiny Witch (Brasil)
  • Mother Gaia, Legend of the Skyfish 2 (Brasil)
  • Ogre Pixel, Lonesome Village (México)
  • Pincer Games, Fighters of Fate (Uruguai)
  • Purple Tree, Golazo (Argentina)
  • Rockhead Games, Starlit KART Racing (Brasil)

Realização

 MICBR é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Nesta edição do MICBR, a Argentina é o país convidado de honra.
 
Também apoiam a iniciativa o Sebrae, YouTube, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Serviço
3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Quando: 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)

Entrada gratuita e aberta ao público.

Outras informações e programação: gov.br/micbr
Instagram: @micbr


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *