Para fomentar cultura regional, curso de tecelagem para confecção de Faixa Pantaneira acontece em Coxim –


A Faixa Pantaneira é um item que traz singularidades da região pantaneira, uma vez que seu uso se faz necessário para proteger a coluna do peão durante a lida com o gado nas fazendas. Para valorizar essa cultura e mostrar que pode se tornar uma oportunidade de negócio, o Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim, vem realizando oficinas de tecelagem que ensinam a produção das Faixas Pantaneiras.

As aulas tiveram início na última segunda-feira (23), com encerramento no sábado, 28 de outubro. As oficinas, que foram realizadas na Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores (AAVC) abordaram temas como: confecção; apropriações da Faixa Pantaneira; empreendendo com a cultura pantaneira; patrimônio cultural material e imaterial; a Faixa no contexto histórico e cultural; administrando a produção artesanal. Em Coxim, foram realizadas em duas turmas até o momento, totalizando a participação de 21 pessoas.

Segundo o prefeito de Coxim, Edilson Magro, é importante a realização desse tipo de iniciativa, por valorizar a cultura pantaneira e, com isso, possibilitar também a geração de renda. “Tudo isso gera um sentimento de pertencimento e valorização da cultura pantaneira do nosso município, que é considerado um dos portais do Pantanal, de forma a propiciar a geração de emprego e renda, além de transformar vidas”, ressaltou.

“É uma satisfação imensa poder cada vez mais difundir e valorizar essa cultura tão rica de nosso Estado. Nosso objetivo é que a Faixa não seja somente de uso do peão pantaneiro e se limite ao Mato Grosso do Sul, mas, sim, que ela seja apropriada em diferentes tipos de uso e ganhe o mundo, além, claro, que seja sempre fonte de geração de empregos e, consequentemente, a porta de entrada na mudança de vida de muitas pessoas”, complementa a consultora do Sebrae/MS, Cláudia Medeiros.

Os principais objetivos com as oficinas são valorizar a cultura e viabilizar a prática da economia criativa, por meio de iniciativas que corroboram com a mudança de vida dos pequenos empreendedores, como é o caso da artesã Marina Gomes, que já trabalha com artesanato há 15 anos. “Estou amando fazer as faixas, não imaginava que era tão interessante, para nós, artesãos, é mais uma possibilidade de ganhar mais dinheiro com nossa arte”, apontou.

Além de empreendedores, a capacitação vem atraindo a atenção da população em geral. É o caso do aposentado Dionísio Pires de Albuquerque, para quem o curso despertou uma curiosidade em saber como eram feitas as faixas, tão conhecidas pelos coxinenses pela proximidade com o bioma Pantanal. “Fazer a faixa não é fácil, tem que prestar bastante atenção para não errar, mas tem sido bastante interessante aprender. Já estou pegando o jeito”, contou o participante.

Valorização da cultura pantaneira

A diversidade que a cultura pantaneira tem e todo o seu potencial para gerar negócios e fomentar a renda para empreendedores nos municípios localizados no Pantanal, principalmente do setor de economia criativa, configura uma oportunidade e por isso o Sebrae/MS apoia por meio do programa Pró Pantanal. “A oficina vai muito além do artesanato, ela traz toda a riqueza cultural do Pantanal, além disso, vem para complementar as ações de valorização da cultura pantaneira”, afirma a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva.

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800 ou clique aqui.

Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *