
A aldeia Kuaray Haxa, no litoral do Paraná, vai receber visitantes no próximo domingo, 24 de setembro. Na visita, as pessoas terão contato com saberes, costumes, rezas, comidas e conhecimentos tradicionais dos Mbyá Guarani, uma das etnias indígenas presentes no estado.
Segundo Eliane de Castro, uma das representantes da comunidade, a ideia da vivência é oferecer aos visitantes um dia de conexão com a natureza e cuidado com a mente e o espírito.
“Esse encontro é para que as pessoas tenham um momento de lazer espiritual e mental. Para virem até a comunidade e ficarem um dia sem preocupação. A intenção é essa: trazer e fortalecer as pessoas para que elas possam enfrentar esse mundo que a gente vive.”
Eliane também reforça a importância do apoio dos não indígenas para a aldeia neste momento. “Vai ser uma troca de saberes e experiências. Os não indígenas vão poder ver a realidade da comunidade, como a gente vive. Vamos conversar, contar nossa luta e o que estamos passando com o Marco Temporal.”
Como participar
Para participar é preciso se inscrever por meio de mensagem no WhatsApp e desembolsar um valor de R$ 250,00. A transferência deve ser feita por meio de pix, pelo código 5541997204914. O pagamento será para a Associação Indígena Mbyá Kuaray Haxa (AIMKH). As vagas são limitadas.
O comprovante de pagamento deve ser enviado para o número de telefone (41) 99720-4914.
As lideranças da aldeia também pedem que, quem puder, doe alimentos não perecíveis e materiais higiênicos para a comunidade.
De acordo com Eliane, como a Kuaray Haxa está em uma área de preservação, a comunidade não pode ter o sustento da terra, da plantação. Por isso precisam encontrar outras maneiras de sobreviver, como é o caso da venda de artesanatos.
“É por esse motivo também que estamos fazendo essa vivência, para ter uma renda para a comunidade. A gente sabe que nesse momento está difícil para todo mundo financeiramente, mas esperamos que as pessoas apoiem a causa e entendam o propósito, o motivo pelo qual estamos fazendo isso”, diz.
Programação do dia na Kuaray Haxa
- 10h – Chegada
- 11h – Recepção de abertura com Canto Tradicional Guarani
- 12h às 13h30 – Almoço com comida típica
- 14h – Caminhada até a cachoeira e meditação
- 14h30 – Oficina de Colaria | Artesanato Indígena
- 15h30 às 16h30 – Jantar com comida típica (Costume Mbyá Guarani jantar antes do anoitecer)
- 17h30 às 19h – Cerimônia na Casa de Reza para Ritual de Fortalecimento Espiritual com ervas tradicionais, cantos e rezas
Kuaray Haxa
Segundo Eliane, ela e os parentes chegaram na região, localizada na divisa dos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, em 19 de abril de 2012.
Como era um dia quente e ensolarado, os indígenas decidiram nomear a aldeia de Kuaray Haxa, que significa raio de sol em Guarani.
Leia também: Nhengue: a menstruação e a saúde das mulheres indígenas do Paraná
Em 2012, o Governo Federal decretou para o local a criação de uma unidade de conservação de proteção integral: a REBIO Bom Jesus, que restringe a presença de comunidades. Dois anos depois, a Justiça Federal decidiu pela continuidade da Aldeia Kuaray Haxa na área. O grupo, no entanto, ainda aguarda a sentença definitiva para ter a permanência garantida.
Serviço
Visita à aldeia Kuaray Haxa
Data: 24 de setembro (domingo)
Horário: das 10h às 19h
Local: Aldeia Kuaray Haxa (Estrada de Guaraqueçaba Km 16)
Valor: R$ 250,00
Inscrição aqui.
Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.