A Federação Paulista de Futebol (FPF) define nesta quinta-feira, 16, em sorteio realizado no Auditório Ibirapuera a partir das 19h30 (horário de Brasília), os grupos do Campeonato Paulista de 2024. A competição se inicia no dia 21 de janeiro, ainda sem duelo definido, e se encerra no dia 7 de abril, com a grande decisão. O Campeonato Paulista, desde 2023, também garante cinco vagas à Copa do Brasil. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os cabeças de chave do Paulistão. A cerimônia conta com a presença de dirigentes e atletas dos 16 clubes na disputa.
O atual campeão Palmeiras caiu no Grupo B, ao lado do Água Santa, com quem fez a final da última edição, Guarani e Ponte Preta. Apesar de o sorteio não permitir que os quatro grandes não caíssem no mesmo grupo, o mesmo não vale para clássicos do interior paulista. Com isso, as equipes de Campinas não se enfrentam na primeira fase – duelo que não ocorreu nesta temporada na primeira divisão do Estadual só acontecerá caso ambas avancem às quartas de final. Para isso, precisarão eliminar o time alviverde. Uma reedição da final de 2023 só é possível confronto de mata-mata.
Ao Estadão, Ricardo Moisés, CEO do Guarani, revela estar “triste” pelo sorteio impedir que Guarani e Ponte Preta se enfrentem na primeira. “É um clássico centenário, que envolve muita história e para os nossos torcedores gera muito expectativa no confronto.” Por outro lado, não defende que existam regras para que Guarani e Ponte não caíssem no mesmo grupo na primeira fase da competição. “A FPF foi muito clara no regulamento do sorteio. Tenho certeza que, apesar de não termos o clássico na primeira fase, será um grande campeonato”, afirma.
O time alviverde deve chegar, novamente, como favorito no Paulistão. Campeão de três das últimas quatro edições – a exceção é 2021, quando foi vice para o São Paulo –, o Palmeiras tenta conquistar o tricampeonato. Abel Ferreira, que se mostrou insatisfeito nas últimas entrevistas coletivas, tem contrato até dezembro de 2024. O português pode, em caso de novo título, repetir o feito de Fábio Carille, último treinador a conquistar três títulos seguidos do Paulistão, entre 2017 e 2019.
Corinthians e Red Bull Bragantino, dois times da Série A, estão no Grupo C e podem se enfrentar logo nas quartas de final. Com Mano Menezes, o time alvinegro é aquele que menos perdeu nos últimos nove jogos do Brasileirão, enquanto a equipe de Bragança Paulista, com Pedro Caixinha, luta pelo título do Brasileirão e está a três pontos do líder da competição, Palmeiras.
A gestão do Corinthians se encerra em 31 de dezembro. Há dois candidatos para a presidência: André Luiz e Augusto Mello. Alessandro, gerente de futebol do clube, garante que, para o Paulistão, irá trabalhar, da melhor maneira possível, para deixar o melhor elenco para o sucessor. Mano Menezes deve ser mantido no cargo técnico. “Temos um compromisso até dezembro. Vamos sentar com o Mano, definir metas, estratégias e antecipar bastante coisa para a próxima temporada.”
Continua após a publicidade
O Santos ficou no Grupo A com Santo André, Portuguesa e Ituano. A equipe da Baixada precisa obter um bom resultado no próximo Estadual para não correr riscos de ficar fora da Copa do Brasil novamente em 2025. Já o São Paulo foi alocado no Grupo D junto a São Bernardo, Botafogo de Ribeirão Preto e Novorizontino. Trata-se de uma das Chaves mais equilibradas, com equipes das três primeiras divisões nacionais. Sobre o próximo ano, Julio Casares, presidente do time tricolor, defende a gestão do elenco que foi feita em 2023. “A montagem do elenco foi feita com muita responsabilidade, e que por vezes não dá um retorno imediato. O São Paulo fez a lição de casa e isso traz mais tranquilidade para o próximo ano.”
Novamente nesta edição haverá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, da fase de grupos à final. A bola da Penalty, a S11 Ecoknit, que será usada em 2024 será a mais sustentável do mundo, de acordo com a FPF. Ela é elaborada com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana de açúcar e tecido reciclável obtido por meio de garrafas pet. Até hoje, a parceria entre Penalty e FPF resultou na reciclagem de mais de 230 mil garrafas, entretanto, até o final da temporada 2024, o número deve superar as 250 mil, levando em conta a produção de bolas que serão utilizadas nas competições da federação.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/M7CNZWMXGVENJPRQSD7TH4G2U4.jpeg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/-CkeJwEPhKwjhTRunFER6mDe5tY=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/M7CNZWMXGVENJPRQSD7TH4G2U4.jpeg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/wRUjkIviGpAU2n6c1RBeGjyfm-4=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/M7CNZWMXGVENJPRQSD7TH4G2U4.jpeg 1322w)
“As receitas do Paulistão cresceram temporada a temporada, posicionando o futebol paulista em um lugar privilegiado. Não à toa, temos 13 clubes disputando as Série A, B e C do Campeonato Brasileiro. Estamos trabalhando continuamente para que o Paulistão cresça ainda mais em 2024. Estou certo de que o melhor está sempre por vir”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Foram ventiladas nas últimas semanas informações sobre uma possibilidade de redução de datas dos Estaduais a partir de 2026. No entanto, o mandatário da FPF negou tais informações e disse que nesta sexta-feira será veiculada uma nota conjunta assinada pelos clubes paulistas em apoio à manutenção do formato atual do Estadual. “A Federação está aberta a discutir uma redução nas datas sul-americanas e da Copa do Brasil. O Estadual está estabilizado com 16 datas. Quem implantou isso não falou a verdade e tem outros interesses”, afirmou Carneiro Bastos.
Paulo Buosi, vice-presidente do Palmeiras – Leila Pereira não esteve presente na cerimônia – acompanha a ideia de que o início da temporada deve ser repensado, para não prejudicar clubes e atletas. “A melhoria do calendário impacta o futebol brasileiro como um todo, não só o Palmeiras. É uma preocupação que todos temos de ter. Se não resolvermos a questão do calendário do futebol brasileiro, vamos estar enxugando gelo”, diz o dirigente. “Apenas duas semanas de preparação traz resultados ruins, como lesões. Para o futebol brasileiro evoluir, esse é um problema que nós temos de resolver.”
Premiação
Continua após a publicidade
Os valores ainda não foram revelados, mas a FPF promete que o Paulistão 2024 terá a maior receita de patrocínio com direitos de transmissão da história da competição. Além disso, a competição tem os naming rights vendidos para a Sicredi; o mesmo vale para todas as demais competições organizadas pela FPF. Em 2023, com o 25º título Estadual, o Palmeiras acumulou R$ 20 milhões com premiação.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/J5QXKDPIE5AIBEHKE5HKEJJF2E.jpeg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/JN_KXuglGSo_wTlVj3Yk_0s8tQk=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/J5QXKDPIE5AIBEHKE5HKEJJF2E.jpeg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/hfMSZw5Pswt1pTI0dsjXt7wfrnM=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/J5QXKDPIE5AIBEHKE5HKEJJF2E.jpeg 1322w)
Confira os grupos do Paulistão 2024
Para o sorteio, a FPF chamou atletas olímpicos e paralímpicos, com base na ideia de que 2024 será um ano importante para o esporte brasileiro. Dois para cada cabeça de chave que, além de atletas, também são torcedores. Entre eles, o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro, Verônica Hipólito, Arthur Zanetti e Hugo Hoyama.
- Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa
- Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta
- Grupo C: Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira
- Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo-SP e Novorizontino
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/YOTNBR4ODNBL5NN6XOIJGUTX54.jpeg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/wevWX5QUawu-yloPRxFD4FEl4ec=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/YOTNBR4ODNBL5NN6XOIJGUTX54.jpeg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/5rnqe8x0NsY9WufxFu15dzLqR4s=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/YOTNBR4ODNBL5NN6XOIJGUTX54.jpeg 1322w)
Regulamento
Continua após a publicidade
Ao todo, 16 clubes disputam a competição. O sorteio desta quinta separou todas equipes em quatro grupos. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os cabeças de chave do Paulistão. Na primeira fase, todas as equipes, exceto as do mesmo grupo, se enfrentam em turno único; os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final e as duas piores equipes, na classificação geral, são rebaixados à Série A2 da competição.
Nas quartas, os dois melhores clubes de cada chave se enfrentam em jogo único; nas semifinais, as fórmulas se repetem, com base na classificação geral, que se mantém para o mata-mata, para definir os duelos e o clube com melhor campanha joga em casa; na final, jogos de ida e volta, com o time de maior pontuação decidindo o confronto em sua casa.
Transmissão
A TV Globo não irá transmitir o Campeonato Paulista em 2024. Principal detentora dos direitos de transmissão da competição nas décadas de 2000 e 2010, a emissora não chegou a um acordo com a FPF para manter os jogos em sua grade do Premiere, pay-per-view do Grupo Globo. Em 2023, mais de 100 milhões, segundo a entidade, acompanharam a competição.
Assim, os torcedores terão as seguintes opções para acompanhar os jogos das equipes paulistas: Record na TV aberta, TNT na TV fechada, YouTube, com a CazéTV, e HBO Max, no streaming. O sorteio dos grupos, inclusive, é compartilhado entre as emissoras e conta com a participação de apresentadores e repórteres de cada uma delas.
Veja a lista completa de todos os campeões do Paulistão
- Corinthians: 30
- Palmeiras: 25
- Santos: 22
- São Paulo: 22
- Paulistano: 11
- São Paulo Athletic: 4
- Portuguesa e AA das Palmeiras: 3
- Germânia, S.C Americano, Internacional, São Bento e Ituano: 2
- São Caetano, Bragantino e Inter de Limeira: 1.