Centro esportivo do Colégio Granbery, em Juiz de Fora — Foto: TV Integração/Reprodução
Conforme apuração da TV Integração, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul delegou um perito para avaliar a região após moradores formarem um movimento a favor do tombamento do Centro Esportivo devido à relevância histórica.
Uma das principais alegações do grupo para o tombamento da área que será vendida era que ela poderia ter sediado a partida de futebol anterior a chegada de Charles Miller no Brasil, o que não se confirmou, conforme o perito.
É importante ressaltar que o tombamento não impede que a área seja vendida, mas restringe a possibilidade de que modificações sejam feitas no espaço. Uma construtora, por exemplo, não conseguiria levantar um prédio por lá caso seja tombado ou ainda esteja com processo em andamento.
A Prefeitura de Juiz de Fora foi procurada pela TV Integração para responder se os novos indícios seriam considerados para o tombamento da área, mas a entidade preferiu não se pronunciar.
Campo da partida
Campo de futebol do Granbery onde teria ocorrido a famosa partida — Foto: TV Integração/Reprodução
O antigo campo de futebol onde teria ocorrido a partida fica na esquina das ruas Sampaio e Batista de Oliveira, ao lado das casas Gêmeas, onde atualmente funciona um prédio comercial e residencial — Le Quartier Granbery. Ele pertencia ao colégio, mas foi vendido posteriormente.
Segundo o leiloeiro e o perito Norton Fernandes, o espaço que agora será leiloado foi adquirido pelo Granbery em 1920 e inaugurado em 1923, 30 anos depois da partida.
O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac) de Juiz de Fora se reuniu na segunda-feira (6) para discutir sobre o processo de tombamento do espaço. Contudo, nada foi decidido e uma nova reunião será realizada no dia 13 de novembro.
Centro Esportivo que será leiloado
O espaço faz parte da Rede Metodista, que está em recuperação judicial, e vai leiloar ativos por determinação da Justiça. A área em Juiz de Fora será vendida no dia 16 de novembro.
A parte a ser leiloada conta com piscina, campo de futebol e parte do bosque, com valor estimado em R$ 40 milhões. A quantia da venda vai servir para pagar parte das dívidas fiscais, trabalhistas e tributárias de toda a rede, que ultrapassam os R$ 2 bilhões.
A rede afirma que os imóveis do Centro Esportivo no colégio de Juiz de Fora estão inativos e, por isso, não impactam o funcionamento da instituição. Argumenta, também, que garante o pleno funcionamento das oito escolas e cinco instituições de ensino superior do instituto.
Campo de possível partida de futebol em 1893 era situado onde atualmente ficam os vestiários do Instituto Metodista Granbery — Foto: Bruno Ribeiro/ge
Primeira partida de futebol
Campo de futebol do centro esportivo do Colégio Granbery em Juiz de Fora — Foto: TV Integração/Reprodução
Charles Miller é tratado por vários livros como o pai do futebol brasileiro, ao trazer a suposta primeira bola de futebol para o Brasil em 1894.
Segundo esses registros, a partida inaugural da modalidade no país ocorreu no dia 14 de abril de 1895, na capital paulista, quando o São Paulo Railway venceu o São Paulo Gás Company por 4 a 2.
Porém, documentos do Colégio Granbery e da imprensa juiz-forana na época mostram que a bola de futebol já estava no país há algum tempo e rolou pelos gramados do centro esportivo em março de 1893, ou seja, dois anos antes da primeira partida registrada por Miller.
Primeira citação que trata da introdução do futebol no Granbery, em março de 1893 — Foto: Bruno Ribeiro/ge
Ao menos duas citações ao futebol foram feitas pelo primeiro reitor do Granbery e diretor do colégio na época, John McPhearson Lander. Os documentos foram levantados pelo professor de História com formação em Arquivística, Ernesto Giudice Filho, ao ge Zona da Mata em 2015.
O primeiro dos registros menciona que houve a introdução de “foot-ball e tennis” no Granbery. O registro seguinte, em 24 de junho, fala da realização do “field day”, um evento com várias competições de atletismo, críquete e “foot-ball” entre alunos.
Dois times formados por estudantes e denominados de Gregos e Troianos se enfrentaram no campo do Granbery, que está inclusa na área que será leiloada.
Na oitava linha da segunda citação, Lander documenta que houve jogos de “Football entre os Gregos e os Troianos”, em 1893 — Foto: Bruno Ribeiro/ge
A palavra “foot-ball” causaria dúvida, pela possibilidade de ser uma referência ao futebol americano, do país de nascimento de Lander. No entanto, uma carta escrita pela filha de reitor, Mary Lander, quase um século depois, indica que a palavra fazia menção ao esporte criado na Inglaterra.
“Nunca quis criar polêmica, não é o nosso interesse. Até porque não existem fotos, súmula, bola ou algo que comprove realmente que a partida aconteceu e em que circunstâncias aconteceu. Existe uma referência, que é parte da história do Granbery e que nos orgulha muito”, disse Ernesto.
Carta escrita por Mary, filha de John Lander, dizendo que o pai trouxe o futebol para o Brasil em 1893 — Foto: Bruno Ribeiro/ge
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: