Governador Rafael Fonteles visita instituição de excelência na Coreia do Sul e discute projeto de educação técnica e futuras áreas de cooperação
O governador Rafael Fonteles visitou nesta quinta-feira (2), o Korea Vocational College of Information & Technology, considerada a melhor escola superior técnica da Coreia do Sul. Durante a visita, foram discutidos detalhes do projeto de educação integral e técnica no Piauí, com foco na formação de programadores, bem como possíveis áreas de cooperação futura.
O governador foi recebido pelo reitor Hong-jin Kim e sua equipe, e expressou a expectativa de que alunos e professores do Piauí em breve tenham a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área de tecnologia da informação na Coreia, ampliando suas perspectivas.
Rafael Fonteles ressaltou a importância da visita, destacando que a Coreia do Sul é um exemplo global de desenvolvimento econômico baseado em educação voltada para inovação tecnológica.
A celebração de um memorando de entendimento para cooperação internacional entre o Piauí e a Associação das Escolas Vocacionais da Coreia está agendada para sexta-feira (3). A cooperação envolve o compartilhamento de práticas e experiências.
Além do ensino de excelência, o Korea Vocational College of Information & Technology se destaca por sua dedicação em garantir a inserção de seus alunos no mercado de trabalho, bem como a integração com o setor empresarial e acadêmico, através de parcerias com empresas de TI e universidades ao redor do mundo.
Durante a visita, o governador também teve a alegria de encontrar uma estudante piauiense, Ana Luiza, que está na Coreia há mais de um ano para aprimorar seus estudos e seguir uma carreira em Direito Internacional. Rafael Fonteles enxerga Ana Luiza como um exemplo de como os alunos podem almejar altos objetivos e busca criar novas oportunidades como essa para estudantes e professores no estado. A estudante relata que chegou na Coreia em setembro do ano passado e está prestes a concluir seu curso de Coreano na universidade, almejando um mestrado no país.
Fonte: Governo do Piauí