Nesta sexta-feira (22), o árbitro brasileiro Anderson Daronco está apitando o clássico entre Al Nassr e Al Ahli, pela 7ª rodada do Campeonato Saudita.
Isso acontece porque, desde que a Saudi Pro League ganhou enorme impulsionamento nos últimos meses, a SAFF (Federação Saudita de Futebol) vem procurando as outras Confederações continentais para promover intercâmbio de juízes.
Recentemente, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi procurada pelos asiáticos com um pedido de indicação de árbitro para trabalhar em partida da liga saudita.
O escolhido pela entidade sul-americana foi Anderson Daronco, que possui o emblema da Conmebol e inclusive trabalhou nas rodadas de abertura das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
Vale lembrar que, no final de agosto, outro juiz brasileiro foi designado para apitar um jogo da Saudi Pro League: o catarinense Ramon Abatti Abel, que possui os escudos CBF e Fifa.
Na ocasião, ele comandou a partida entre Al Hilal e Al Ettifaq, também pela liga local.
Para que os juízes nacionais possam trabalhar no campeonato do Oriente Médio, basta também a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) expedir autorização.
Segundo apurou a ESPN, inclusive, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, vê com ótimos olhos o modelo de intercâmbio internacional.
Na visão do dirigente, a viagem para trabalhar em torneios do exterior é bastante positiva para os profissionais do apito.