Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina recebe inscrições até


O Ministério da Cultura* prorrogou o prazo de inscrição para o Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina. Com a nova data, agentes culturais, grupos e coletivos indígenas têm até segunda-feira (16) para se inscrever pelo site mapas.cultura.gov.br ou por via postal. 

A premiação faz parte do Edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti,  lançado pelo Ministério da Cultura, que está investindo R$ 33 milhões em prêmios para diversas iniciativas culturais em todo o Brasil, e que teve o seu prazo de inscrição prorrogado para a mesma data.

Serão premiados 110 projetos, com o valor de R$30 mil para cada um, como forma de reconhecimento pela relevante contribuição de agentes culturais, grupos e coletivos indígenas, formados espontaneamente pelos membros da própria comunidade indígena que não possuem CNPJ e a instituições privadas sem fins lucrativos, com CNPJ, que se envolvem diretamente com esse público. 

O Prêmio homenageia a liderança indígena Bernaldina José Pedro, da comunidade maturuca da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A indígena era considerada mestra da cultura macuxi e possuía conhecimentos milenares do povo indígena, como cantos, danças, artesanatos, medicina tradicional e rezas. Vovó Bernaldina faleceu em junho de 2020, aos 75 anos, vítima da covid.

Nesta edição do Mosaico, a diretora de Promoção da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Karina Gama, destaca a importância desta iniciativa e explica aos ouvintes como participar.

*com informações do Ministério da Cultura


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *