Prêmio Sérgio Mamberti: inscrições para categoria Pontos de Cultura Viva entram na reta final


O prêmio Pontos de Cultura Viva, do Ministério da Cultura, vai reconhecer as atividades culturais já realizadas por pontos de cultura e por grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos que querem ser reconhecidas e certificadas com o selo Cultura Viva.

A premiação faz parte do edital de premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, lançado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), que está investindo R$ 33 milhões em premiações destinadas a diversas iniciativas culturais em todo o Brasil.

De acordo com as regras do edital lançado, essa categoria de premiação está dividida em duas modalidades. Na primeira delas, serão premiados 227 pontos de cultura, e é destinada a instituições privadas sem fins lucrativos (com CNPJ) e a grupos ou coletivos culturais (sem CNPJ, representados por pessoa física) que já tenham sido certificados como pontos de cultura no cadastro nacional, ou seja, “ponto entidade” e “ponto coletivo”.

A outra modalidade é destinada a instituições privadas sem fins lucrativos (com CNPJ) e grupos ou coletivos culturais (sem CNPJ, representados por pessoa física) que ainda não sejam certificados como pontos de cultura no cadastro nacional. O edital prevê a premiação de 101 iniciativas nesta categoria.

Cada uma das iniciativas vencedoras será contemplada com R$30 mil de reais.

O diretor da Política Nacional de Cultura Viva da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, João Pontes, explica mais sobre a importância do prêmio pontos de cultura viva. “O prêmio Cultura Viva é extremamente importante porque os pontos de cultura são os grupos culturais da sociedade civil que desenvolvem ações para a promoção do acesso da população aos bens e serviços culturais, para a promoção da diversidade. Parte do reconhecimento de que o acesso aos bens serviços culturais é um direito social básico. Então, os pontos de cultura estão pro sistema nacional de cultura, como as escolas são pro sistema de educação, como as unidades básicas de saúde estão para o sistema de saúde. É a nossa política de base comunitária de atuação territorial. Esse prêmio é extremamente importante porque vai reconhecer, promover e valorizar os pontos de cultura que tem atuado e resistido bravamente e promovido o acesso da população brasileira à cultura”. 

As atividades culturais já realizadas por pontos de cultura e por grupos, coletivos e instituições privadas que querem ser reconhecidas e certificadas com o selo cultura viva têm até o dia dois de outubro para fazer a inscrição no site mapas.cultura.gov.br ou via postal e concorrer ao prêmio Pontos de Cultura Viva.

Fique atento a todas as regras previstas no edital no sistema Mapa da Cultura e participe.

O prêmio pontos de cultura viva do edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *