Expressões culturais da Vila de Itaúnas em elementos digitais, visuais e sonoros da realidade aumentada. Com o objetivo de preservar e divulgar os principais grupos culturais do tradicional distrito do município de Conceição da Barra e de forma interativa, o aplicativo gratuito do projeto “Além das Dunas” utiliza a tecnologia de realidade aumentada (RA) que funciona junto a um livreto ilustrado por aquarela para visualizar e interagir sobre a cultura local – como o Ticumbi, Reis de Bois, Jongo, Capoeira, e até mesmo o forró – além de suas respectivas lendas e belezas naturais do norte do Estado.
Para acessar, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Além das Dunas”, na internet para os formatos de celular dos sistemas ANDROID ou iOS. Caso a pessoa não tenha o livreto, ela pode baixar pelo aplicativo, imprimi-las e apontar para as ilustrações. Logo surgem personagens folclóricos que interagem com o leitor – incluindo áudio e vídeos, reunindo assim novas possibilidades de reunir arte, educação e tecnologia.
Saiba mais pelo perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/alemdasdunas/
O livreto já está sendo distribuído nas escolas e nos principais pontos de circulação da Itaúnas e até mesmo de outros municípios, permitindo assim acesso ao projeto para boa parte da população nativa e turistas.
O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 004/2021 – Produção de Conteúdos Digitais – Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult).
Conheça mais sobre o projeto na reportagem que foi ao ar no programa TVE Revista, da TVE Espírito Santo
Envolvimento da comunidade
“O processo foi idealizado há 5 anos e foi desenvolvido de forma coletiva, com o envolvimento da comunidade da vila de Itaúnas e os principais agentes fazedores de da cultura local durante 3 anos – incluindo captação de vídeos, escaneamento e fotogrametria Utilizando um plano de fundo verde (chroma key) e sendo obtido os movimentos por base registro de fotos em uma verdadeira imersão na cultura da Vila de Itaúnas”, explicou o idealizador e desenvolvedor de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) do projeto, Yuri Reuters.
A equipe do projeto Além das Dunas também conta com a ilustradora Juliana Porto, o apoio do proponente e professor de capoeira, Carlos Falcão, e o design e a divulgação de Jove Deriz.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]