Qualcomm lança tecnologia que integra aparelhos em ambiente “tudo em um”


Créditos: Divulgação/Qualcomm

A fabricante Qualcomm revelou durante o evento Snapdragon Summit nesta terça-feira (24) uma nova tecnologia que ajuda no controle de todo um ecossistema de eletrônicos, fazendo com que eles sejam monitorados em uma única plataforma.

A novidade se chama Snapdragon Seamless e permite uma melhor integração entre aparelhos de sistemas operacionais diferentes, que passam a compartilhar dados e até o controle de periféricos entre si.

A ideia é que você consiga fazer ações como configurar, trocar o pareamento e saber a situação de vários dos eletrônicos que estão próximos sem precisar de um aplicativo para isso.

Sem barreiras de sistema

Descrita como uma tecnologia cross-platform, a Snapdragon Seamless permite que aparelhos “descubram uns aos outros e compartilhem informações para trabalhar como um sistema integrado”, com modelos Android ou Windows que rodam a partir de um processador da Qualcomm servindo como central de comando.

Dessa forma, é possível usar o mesmo conjunto de mouse e teclado em diferentes computadores, telefones e tablets trocando o pareamento com apenas um botão no celular, por exemplo.

O usuário consegue ainda arrastar e soltar arquivos entre diferentes aparelhos, alterar o dispositivo que está ligado a um par de fones de ouvido e usar um headset de realidade estendida (XR) para “expandir as habilidades de um smartphone”.

Quando eu poderei usar o Snapdragon Seamless?

O Snapdragon Seamless será incorporado por padrão em plataformas de dispositivos móveis que sairão de fábrica com os mais recentes processadores da Qualcom, também anunciados durante o Summit: o Snapdragon 8 Gen 3, para tablets e celulares, e o Snapdragon X Elite, de PCs.

Segundo a Qualcomm, a ideia da tecnologia é “derrubar a barreira entre fabricantes, aparelhos e sistemas”. As primeiras marcas já confirmadas como parte do projeto são Microsoft, Google (via Android), Xiaomi, Honor, Lenovo e OPPO, mas outras parceiras devem ser confirmadas em breve.

A integração começa já no final de 2023, já nos primeiros modelos lançados com esses chips. Além disso, ele também deve funcionar com plataformas de vestíveis, fones de ouvido, XR, sistemas automotivos e Internet das Coisas (IoT) em um futuro próximo.

Fonte: Qualcomm


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *