Quando vamos aprender? “123456” ainda é a senha mais usada na internet em todo o mundo


Já faz muito tempo que especialistas e até mesmo usuários comuns da internet alertam: evitar senhas fáceis de serem descobertas é importante para ter segurança em nossas contas e evitar o vazamento de dados ou mau uso de nossas informações.

Quer saber mais sobre inovação? Entre no grupo de Época NEGÓCIOS no WhatsApp

Mas muita gente parece não estar dando atenção. Pois, um novo estudo da NordPass revelou que “123456” ainda é a senha mais usada em serviços eletrônicos em todo o mundo. Seguida por outras bastante óbvias, como “admin”, “password” e “user”.

Na verdade, um terço das senhas mais populares do mundo consistem em sequências puramente numéricas bastante simples, como ‘123456789’, ‘12345’ e ‘000000’, segundo os autores da pesquisa.

No Brasil, “admin” fica à frente de “123456”, em primeiro e segundo lugar. “12345678” vem em terceiro, e “102030” depois. Na lista das mais usadas ainda há “123mudar”, “senha123” e uma sequência de 6 asteriscos (“******”).

Essas senhas óbvias são usadas principalmente em serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, diz a NordPass ao Daily Mail. Ou, quando não é esse o caso, são usadas outras combinações pouco complexas, como “netflix123” e “disney2020”.

Em aplicativos e plataformas financeiras, a complexidade costuma ser maior, até porque muitos deles exigem o uso de diferentes caracteres. Mesmo assim, ainda se encontra senhas como “visa1” e “paypal123”.

Outros termos bastante usados são nomes de times de futebol, de espécies de animais (como “monkey”) e palavras simples e fáceis de lembrar como “cheese”.

Senhas simples são fáceis de serem quebradas

O principal problema com essas senhas é que é muito fácil quebrá-las com qualquer programa básico usado por hackers. Todas essas listadas acima podem ser quebradas em menos de 1 segundo, diz a NordPass.

Geralmente, plataformas digitais recomendam o uso de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para criar senhas mais elaboradas. Também é importante prestar atenção ao tamanho delas – quando maior a senha, mais difícil de ser quebrada.

Também é importante, dizem, não repetir a mesma senha em mais de um site ou serviço (mesmo que seja uma senha complexa).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *