Quase 30 anos depois, TV Cultura ressuscita Castelo Rá-Tim-Bum com histórias inéditas


Fenômeno histórico da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997) ganha sobrevida quase 30 anos depois da sua estreia. Na próxima segunda (9), o canal estreia Morgana & Celeste, série ficcional com 60 episódios de cerca de três minutos cada que traz de volta a cobra carente e a bruxa vivida por Rosi Campos.

Nos programetes, a poderosa feiticeira vai relembrar grandes momentos da história da humanidade –todos testemunhados por ela, que tem mais de 6 mil anos de idade. Morgana sempre terá a companhia da cobra Celeste, mais curiosa e debochada do que nunca.

As aventuras acontecem no porão do castelo, que Morgana decidiu organizar após milhares de anos. São muitas quinquilharias fantásticas e vários móveis mágicos acumulados e esquecidos ao longo do tempo, centenas de objetos dispostos de maneira lúdica, como uma “bagunça organizada”. E cada relíquia encontrada vai ajudar a bruxa a ilustrar suas histórias do passado.

As edições trazem temas como o Cavalo de Troia, Santos Dumont (1873-1932) e a invenção do avião, o célebre rei Midas, a primeira sessão de cinema, a invenção do telefone e as pirâmides do Egito. Alguns dos causos chegaram a ser contados por Morgana em Castelo Rá-Tim-Bum, mas ganharão versão atualizada –e com Celeste substituindo a gralha Adelaide.

Antes de produzir Morgana & Celeste, a TV Cultura tinha outros planos para reviver o Castelo Rá-Tim-Bum. Em entrevista ao Notícias da TV, Sérgio Mamberti (1939-2021) contou que estava preparando a série Tempos do Doutor Victor. O programa contaria com ele e dois novos atores, mas teria a participação especial de Cassio Scapin, o Nino da atração original.

[A história] Será [sobre] uma sobrinha do futuro e um sobrinho do passado, que, certamente, vão dialogar com o Cassio”, adiantou o ator em uma de suas últimas entrevistas antes de morrer aos 82 anos.

O intérprete de Nino, sobrinho-neto do bruxo Victor, não faria parte do elenco fixo da nova atração, mas apareceria em alguns episódios para amarrar ainda mais a trama com a série clássica. “Não é por não querer. Eu o queria fixo. Mas tem questões orçamentárias (risos)”, contou Mamberti.

Outros personagens da atração original também dariam as caras. “O doutor Abobrinha [Pascoal da Conceição] também volta. Eu não li a última versão [dos roteiros], mas tem alguns outros que vão voltar”, provocou o veterano.

Morgana & Celeste vai ser exibida de segunda a sábado, na faixa do Quintal d Cultura, às 11h40 e às 16h25. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *