Quem é o ‘primo’ do United que libera até cachorro no estádio, joga 7ª divisão e luta contra futebol moderno na Inglaterra


Uma das cidades mais importantes do futebol mundial, Manchester é sempre destaque pelas lendas de Manchester United e Manchester City.

A pouco mais de 10 km do Old Trafford, casa do United e palco do dérbi deste domingo (29), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, fica o estádio de outro clube da cidade, muito mais modesto e menos conhecido. O Broadhurst Park não costuma ficar lotado nos jogos do United of Manchester, mesmo tendo capacidade para apenas 4,4 mil pessoas.

A semelhança com o nome do Manchester United obviamente não é coincidência. Fundado em 2005, o United of Manchester nasceu da insatisfação de torcedores dos Diabos Vermelhos com o comando da família Glazer e com as mudanças no futebol inglês.

“Nós estávamos irritados com a forma que a televisão estava mudando os horários dos jogos por conta das transmissões de TV. Os torcedores mais fanáticos estavam tendo que acordar em horários ridículos pela manhã. O futebol deve ser jogado às 15h de sábado e às 19h45 de terça-feira”, detalhou Desmond Gallagher, voluntário do clube.

Não era só o horário que dificultava: aumentos nos preços de ingressos, impossibilidade de tomar cerveja vendo o jogo (na Premier League, não é permitido levá-las para as arquibancadas), reclamações sobre quem ficava em pé e sobre os cantos da torcida também eram problemas. A criação de um novo clube foi a forma que os torcedores encontraram para protestar e se manter perto do futebol como conheciam.

Gallagher, torcedor dos Red Devils, culpa o clube pela forma que passou a tratar seus torcedores e compara o fim do amor com o Manchester United a um divórcio.

“Dizem que se pode trocar de esposa, mas nunca de time de futebol. Eu digo que se pode trocar de time, porque o que acontece se sua esposa se torna alguém a quem você não reconhece? Você fica com ela sem gostar ou vai embora e acha outra? O Manchester United mudou. A atitude deles mudou. Por isso desistimos e achamos um novo amor”, explicou ele.

No United of Manchester é tudo diferente. As arrecadações são mais baixas do que no “primo rico” de Old Trafford, as contratações são mais modestas e o time disputa a Northern Premier League, a 7ª divisão inglesa.

Desmond, no entanto, garante que os torcedores são mais felizes no Broadhurst Park.

“As pessoas vêm aqui porque é barato, você pode beber sua cerveja nas arquibancadas, não tem seguranças te mandando sentar e parar de fazer barulho, você pode até trazer seu cachorro, trazer as crianças e elas podem correr à vontade”.

O sonho do United of Manchester, segundo Gallagher, não é ser maior que o “original”, mas sim encontrar o equilíbrio. O clube não quer crescer demais para não ter muitas restrições em seu jeito “raiz” de ser, mas precisa melhorar as receitas para se manter vivo e continuar enfrentando o futebol moderno na Inglaterra.

Onde assistir a Manchester United x Manchester City?

Manchester United x Manchester City, neste domingo (29), às 12h30 (de Brasília), pela Premier League, tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *