tecnologia
Redação
Seja pelo TikTok, Shorts ou Reels, uma coisa é fato: o mundo inteiro está obcecado por vídeos curtos. Maaaas, ainda que os creators fiquem famosos, quem é que está por trás das câmeras?
- Pensando em divulgar o trabalho desses profissionais que ficam em segundo plano — como editores de vídeo —, surge o Mosaic.
O esforço vem dos Creators Guild of America (CGA), uma organização de serviços profissionais sem fins lucrativos, que busca legitimar a contribuição de vários trabalhadores nesse universo de vídeos curtos.
Como vai funcionar? O Mosaic pretende reunir um registro abrangente dos créditos das pessoas que já participaram de projetos, mais ou menos como um IMDb para criadores de conteúdo.
Atualmente, o programa reconhece 8 funções: criador, influenciador, gamer, podcaster, artista, escritor, marca, comunidade, videógrafo, fotógrafo, editor, designer, fundador, cofundador e desenvolvedor.
A relevância: O movimento revela ainda mais a importância e complexidade do sistema de criação de conteúdo, que deixa de ser apenas uma forma de diversão, e se transforma em um setor de empreendedorismo.
👀 Para o presidente do Creators Guild, “o serviço de credenciamento nasceu com o intuito de reconhecer as contribuições dos criadores digitais, tanto na frente quanto atrás das câmeras, porque isso está se tornando uma profissão séria.”
Redação