A Riot Games, desenvolvedora do famoso jogo League of Legends (LoL), afirma que houve uma queda nas reclamações contra os serviços de rede móvel no Brasil. Diego Martinez, general manager da Riot Games no Brasil, sugere que o 5G é um dos fatores que contribuíram para uma importante melhora na experiência geral de seus jogadores.
Conforme divulgado pelo Mobile Time nesta sexta-feira (15), a quantidade de reclamações relacionadas à conexão com internet móvel percebidas pela Riot Games caiu entre 30% e 40% nos últimos 18 meses, coincidindo com a expansão do 5G no Brasil, que teve um impacto positivo na velocidade média da rede móvel no país.
“O 5G está progressivamente ajudando a melhorar a experiência, sim”, disse Diego Martinez. “A latência e o jitter melhoraram muito nos últimos anos na rede móvel. Vimos uma redução significativa do volume de reclamações de desconexão em mobile, porque de fato houve melhoria na infraestrutura do país.”
“Jitter”, ao qual se refere o executivo, é a variação no atraso de entrega de dados entre a transmissão e a recepção do sinal em uma rede. Martinez afirma que as reclamações contra rede móvel já não aparecem entre as cinco maiores queixas dos jogadores da Riot Games, sugerindo que o 5G proporcionou melhores experiências em jogos móveis.
A desenvolvedora aponta que, nos últimos dois anos, houve uma redução de cerca de 30% na latência da região Sudeste, que registra atraso em torno de 20 milissegundos. Já no Nordeste, a latência é de cerca de 60 milissegundos, porém, desde 2022, houve uma melhoria de aproximadamente 25%.
Dados do Ministério das Comunicações (MCom) apontam que, em 2023, o 5G chegou a mais de 3 mil municípios, trazendo benefícios diretos a cerca de 140 milhões de brasileiros. A tecnologia começou a ser implementada em 2022, contudo, segundo o OpenSignal, o sinal chega aos celulares apenas em 10% do tempo de uso no Brasil.