Reitoria dialoga com gestores do Minc e ativistas da cultura


Pauta é a construção de um curso de Gestão de Produção Cultural na Paraíba


por Ana Carolina Abiahy


publicado:
24/10/2023 17h01


última modificação:
24/10/2023 17h17

A reitoria do Instituto Federal da Paraíba recebeu nesta segunda-feira, à tarde, a visita de gestores do Ministério da Cultura (Minc) e ativistas do meio cultural no estado. A reitora Mary Roberta Marinho, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista, e o diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Junior, se reuniram com o secretário executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa; a coordenadora do Escritório do MinC na Paraíba, Rejane Nóbrega, a analista do Escritório do MinC-PB, Raisa Agra; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Alexandre Santos, além de Cátia Regina, do Balaio Nordeste, Bárbara Fernandes, do Observatório de Cultura; e Dina Faria, do Fórum dos Fóruns de Cultura.

O principal ponto de pauta foi a construção de um curso para capacitação de profissionais na área. O curso seria de Gestão de Produção Cultural.  Na avaliação da reitora do IFPB, foi um dia muito positivo. Ela informou que já há uma formatação inicial para o curso, que será definido dentro dos critérios e do que a instituição já desenvolve atualmente, mas projetando para o futuro.

 “O Ministério nos traz uma demanda de formação que é o papel do IFPB. Estamos à disposição para ouvir este pensar dos estudiosos e dos que vivem a cultura, trazendo estes projetos para que possamos levar ao desenvolvimento das pessoas”, comentou Mary Roberta. Ela informou que já há uma formatação inicial para o curso, que será definido dentro dos critérios e do que a instituição já desenvolve atualmente, mas projetando para o futuro. IFPB E MINC 2.jpeg

A pró-reitora de Extensão e Cultura considerou excelente o encontro que tratou de diversas situações, além da proposição do curso. A participação e parceria do IFPB para eventos na área cultural e na aquisição de equipamentos também foi um ponto tratado na reunião. Sobre o curso, Josi Batista acrescentou que novas conversas vão ser realizadas juntamente à Pró-Reitoria de Ensino para aprofundar a questão.

Durante a reunião, o secretário do Minc destacou as várias oportunidades abertas no momento. A exemplo de um edital específico em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), editais voltados para museus e uma nova etapa da Lei Aldir Blanc. Recentemente o IFPB desenvolveu uma forte parceria com a Secult-PB para facilitar a inscrição de projetos via Lei Cultural Paulo Gustavo, em todos os seus campi.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *