São Cristóvão: eventos culturais potencializam geração de renda para comunidade


O município de São Cristóvão segue empenhado em fortalecer a cultura local e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de geração de renda para a comunidade. Por meio de uma série de eventos culturais renomados, a cidade busca despertar o sentimento de pertencimento e atrair visitantes, impulsionando o crescimento econômico e turismo local.

Um dos eventos mais esperados é o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Com data marcada para acontecer sua 38ª edição nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, o FASC é considerado um dos maiores eventos culturais do Nordeste. O Festival é espaço de oferecimento de uma programação diversa de apresentações culturais, exposições artísticas e shows musicais.

37ª Edição do FASC — Foto: Divulgação

37ª Edição do FASC — Foto: Divulgação

O Festival ilumina toda a cidade, porta aberta para público de todo o mundo e é vitrine para talentos locais, regionais e nacionais. A festa cultural tem palcos distribuídos por vários pontos turísticos da cidade, oferecendo além de conteúdo musical e cultural, história e belezas naturais.

O evento, além de ofertar uma multiplicidade cultural, também tem papel fundamental na geração de renda para os moradores. Diariamente, cerca de 50 mil pessoas circulam pela cidade durante o Festival, consumindo bebidas, comidas locais e artesanato. A cada edição, são cadastrados um número superior a 200 ambulantes para comercialização, seja em local fixo, foodtruck e ambulantes remotos. Além de ambulantes, há a geração de renda por parte do aluguel de casas durante os dias festivos.

Ademais, o Festival que é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) recebe um investimento por edição de R$ 3 milhões, distribuídos em pagamentos de cachês para apresentações artísticas, transporte, hospedagens, estrutura e serviços, e divulgação.

Outros eventos

A Prefeitura de São Cristóvão promove outros eventos durante todo o ano. Nos primeiros meses, a alegria e festividade acompanham o tradicional “Carnaval dos Carnavais”, que proporciona diversão para famílias e gera renda para aqueles que negociam durante momentos festivos, fortalecendo o comércio local.

Carnaval dos Carnavais — Foto: Divulgação

Carnaval dos Carnavais — Foto: Divulgação

Passando o carnaval, todos os apreciadores do forró já sentem ansiedade pela chegada do período junino. Entendendo que esse período é uma parte fundamental da cultura nordestina, o município realiza o “São João da Tradição”. Essa festa se desdobra entre o Centro Histórico, na Estação Ferroviária, e no bairro Eduardo Gomes, com o intuito de contemplar toda a população do grande Rosa Elze. Sendo essa, mais uma oportunidade de ganhos para o comércio local, além de manter vivas as tradições e a devoção religiosa dos santos juninos.

São João da Tradicional — Foto: Divulgação

São João da Tradicional — Foto: Divulgação

A cidade de São Cristóvão carrega o título de terceira maior produtora de camarão em Sergipe. Devido a isso, foi realizado neste ano o “Festival do Camarão”, que ocorreu no mês de agosto. O Festival não apenas celebra essa conquista, mas também serve como uma plataforma para culinária local rica em pratos à base de mariscos, apresentando o trabalho das marisqueiras e promovendo a comercialização e visibilização de produtos locais.

Vencedoras do Festival do Camarão — Foto: Divulgação

Vencedoras do Festival do Camarão — Foto: Divulgação

Com essas iniciativas, a Prefeitura de São Cristóvão fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, mas, para além disso, gera oportunidades econômicas e impulsiona a cultura local, tornando-se uma cidade referência em valorização cultural e crescimento turístico e econômico.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *