Com o advento dos games modernos, muitos jogadores reclamam de se sentirem muito guiados e controlados pelos desenvolvedores. Isso envolve marcadores de missão na tela ou até mesmo a polêmica tinta amarela para pontos de interesse, o que tende a irritar uma parte inteira da comunidade.
“Fiquei furioso no começo… mas isso também me afetou de uma forma diferente”

No Reddit o usuário chamado itswickedbby publicou um post intitulado: “Opinião impopular: sinto falta dos dias em que os jogos nos permitiam ficar um pouco perdidos”. Como exemplo, ele citou The Elder Scrolls III: Morrowind. O autor do post escreveu que ficou frustrado pela falta de orientações no início, mas ao mesmo tempo gostou da sensação de liberdade que isso proporcionava. Em detalhes, aqui está o que ele explica:
Mundo aberto mais livre ainda tem seu lugar
Nos comentários, muitas pessoas concordaram com o post. E é justamente por isso que títulos como Elden Ring fizeram tanto sucesso. Nesses games, os jogadores recebem apenas indicações vagas de onde ir (isso quando elas existem), o que proporciona uma sensação quase total de liberdade que é intensificada pelas descobertas inesperadas no caminho.
Essa estrutura de mundo aberto muito menos guiada também é encontrada no modo hardcore de Kingdom Come: Deliverance, para permanecer no gênero de RPGs ocidentais como The Elder Scrolls. Com todos os jogos disponíveis hoje em dia, há opções para todos os gostos, desde aqueles que querem se guiar para evitar dores de cabeça até aqueles que gostam de se perder nas “infinidades” do desconhecido.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky, X e Twitch!