SBT faz lição de casa com renovação da Champions e garante futebol até 2027


Isso desagradava os patrocinadores da Uefa, que queriam a exposição maior da TV aberta, mesmo que muitos jogos do SBT fiquem na casa dos 3 ou 4 pontos na fase de grupos em São Paulo, o que representa hoje entre 620 mil e 826 mil espectadores só na região metropolitana da capital paulista. Uma audiência importantíssima.

Esse modelo da licitação vencida pela TNT Sports também deixaria o SBT apenas com a Copa Sul-Americana como produto fixo de futebol na grade. O torneio continental garante 15 datas por ano, não dá direito à chamada “divisão de praças” (quando uma rede se divide e transmite jogos diferentes no mesmo horário de acordo com a região do país), e é muito espalhado entre abril e outubro/novembro, a depender do calendário da Conmebol.

<!–>

A emissora de Silvio Santos contratou recentemente Cleber Machado com pompa para narrar jogos das duas competições de seu portfólio, além de apresentar o programa esportivo semanal “Arena SBT”. Tem agora três narradores, com a equipe contando ainda com Téo José e Luiz Alano. Se hoje já há dificuldade para rodar a equipe, já que Cleber tem narrado os jogos da Champions após o fim da Sul-Americana, imagine sem a competição europeia.

–>

A renovação da Champions garante que o projeto de futebol do SBT, se cumprido todo o próximo contrato, vai completar sete anos em rede nacional, desde a transmissão da final do Carioca de 2020 entre Flamengo e Fluminense, ou ainda nove anos em termos de Nordeste, desde a aquisição da Copa do Nordeste em 2018.

<!–>

Quando o SBT comprou a Libertadores, na esteira da rescisão da Globo no meio da pandemia, em 2020, já era surpreendente ver que o canal voltava com tudo ao futebol e com compromisso de manter esse projeto até 2022. A compra da Champions League, meses depois, para o período entre temporadas 2021/22 e 2023/24, ampliava essa sensação.

–>

Mesmo com a derrota na tentativa de renovar a Libertadores no ano passado, em licitação vencida pela TV Globo, o SBT conseguiu os direitos da Copa Sul-Americana e ampliou o seu “relógio” para 2026. Com a Champions, agora, o futebol está garantido em tese até o meio de 2027. E com um formato renovado, com mais rodadas na primeira fase, tendência a uma incidência maior de jogos entre times que chamem atenção da audiência.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *