Scarlett Johansson processa aplicativo de IA por criar anúncio falso


O último trabalho profissional da atriz Scarlett Johansson foi em um filme chamado North Star. Depois disso, ela não participou de nenhum anúncio, segundo o site IMDB – portanto, o comercial em que ela promove a ideia de se reimaginar em “fotos” geradas por IA é totalmente falso, relata o DesignTaxi.

Para evitar a divulgação do anúncio fake, Johansson entrou na Justiça contra o aplicativo Lisa AI: 90s Yearbook & Avatar, desenvolvido pela Convert Software. Ela acusa o app de ter se apropriado de seu nome, imagem e voz em uma produção falsa.

O anúncio ofensivo começa com um clipe real da atriz falando nos bastidores da estreia de Viúva Negra, da Marvel Studios. “E aí galera? Aqui é Scarlett e quero que você venha comigo”, pode-se ouvir a atriz dizendo.

A cena então é cortada para imagens geradas por IA a partir de fotos do seu rosto. Uma voz semelhante à de Johansson diz aos espectadores que os avatares não são o único recurso possível no aplicativo. “Você também pode criar imagens com textos e até mesmo vídeos de IA”, dizia a voz. “Acho que você não deve perder essa oportunidade.”

A Variety, que viu o vídeo, relata que há um texto acompanhando as imagens: “Imagens produzidas por Lisa AI. Não têm nada a ver com essa pessoa.”

O clipe de 22 segundos foi retirado do X (antigo Twitter), onde havia sido postado. Os advogados da estrela disseram à Variety que a equipe “lidará com a questão com todos os recursos legais que tiver”.

No passado, Johansson já criticou a falta de moderação das redes em relação a fotos de mulheres sendo editadas digitalmente – muitas vezes em conteúdos pornográficos.

Inteligência Artificial:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *